Instituto de Segurança Pública divulga relatório de apreensão de drogas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
As apreensões de drogas, especialmente aquelas por tráfico, estão crescendo no estado

As apreensões de drogas, especialmente aquelas por tráfico, estão crescendo no estado, assim como a massa total de maconha e cocaína recolhida nas ruas, é o que mostra o relatório “Panorama das apreensões de drogas no Rio de Janeiro”, divulgado ontem pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
O relatório mostra o panorama das apreensões de drogas no estado do Rio de Janeiro por meio de estatísticas descritivas. Ao qualificá-las com detalhamentos importantes, oferece subsídios para a opinião pública, permitindo reflexões sobre esse fenômeno. No relatório são apresentados os valores de registros de acordo com cada uma das modalidades – posse ou uso, tráfico e apreensão de drogas sem autor -, assim como a massa dos três principais tipos de drogas: maconha, cocaína e crack.
De acordo com o relatório, entre 2008 e 2015, o número de registros de ocorrência (RO) triplicou, chegando a mais de 28 mil em 2015. Em 50% das ocorrências nesse ano, apreendeu-se até 10 gramas de maconha. No entanto, os valores são distintos, caso se separe por modalidade de ocorrência. As apreensões por tráfico e sem autoria tiveram medianas de 56 e 70 gramas de maconha em 2015, respectivamente, contra dois gramas nos casos de posse. Viu-se também que cerca de 400 ocorrências apreenderam 94 toneladas de maconha, e que 500 casos recolheram quase cinco toneladas de cocaína. Ainda em 2015, 50% das ocorrências foram consideradas como tráfico e 43% como posse.
Os dados apresentados no relatório são originários dos registros de ocorrência das apreensões de drogas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e dos laudos periciais feitos pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que atesta a presença de substâncias ilícitas e sua quantidade.
Segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), no mês de dezembro (último período divulgado), na área do 15ºBPM (Duque de Caxias), foram contabilizados 104 apreensões de drogas na região. Na área do 20ºBPM (Mesquita), que abrange as cidades de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, foram registrados 93 casos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!