Itaguaí recebe oficinas e espetáculo teatral gratuitos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde oferece programação em celebração à cultura quilombola

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai oferecer uma série de atividades gratuitas no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí. No sábado (21) e no domingo (22), a programação inclui oficinas de tintas naturais, cartografia social e tranças tradicionais. Além disso, na segunda-feira (23), o espaço receberá a Companhia Teatral Carioca Atores de Laura com o espetáculo inédito “A Palavra que Resta”. As inscrições para as oficinas serão realizadas no local no dia de cada atividade, e o evento teatral terá vagas limitadas.

No sábado (21), a partir das 15h, será realizada a Oficina de Pigmentos e Tintas Naturais com o Coletivo Aquilombar, ministrada por Gabi Oby. A atividade terá uma abordagem teórica e prática, ensinando a produção de tintas a partir de pigmentos naturais e resgatando técnicas ancestrais e sustentáveis de criação artística.

Já no domingo (22), a programação continua com duas atividades simultâneas, a partir das 15h. A oficina de “Cartografia Social”, também conduzida pelo Coletivo Aquilombar com Pamela Silva, vai estimular a escuta ativa dos participantes sobre suas vivências territoriais e apresentar os conceitos de cartografia social e mapas afetivos. Paralelamente, o Instituto de Beleza Linnos oferecerá a oficina prática de “Tranças”, onde os participantes poderão aprender técnicas tradicionais de trançado.

Espetáculo teatral inédito

Na segunda-feira (23), o Centro de Memória abrirá suas portas para a Companhia Teatral Carioca Atores de Laura, que apresentará o espetáculo inédito “A Palavra que Resta”, como parte das comemorações dos 30 anos da companhia. O evento faz parte de um projeto de intercâmbio entre o Centro de Memória e outros projetos culturais patrocinados pelo Instituto Cultural Vale.

O espetáculo, dirigido por Daniel Herz e com texto do cearense Stênio Gardel, aborda temas como conflitos familiares, repressão sexual e a busca por recomeços. A narrativa acompanha Raimundo Gaudêncio, um homem nascido no sertão nordestino que, ao ser separado de seu grande amor Cícero, enfrenta o desafio de aprender a ler aos 71 anos para descobrir o conteúdo de uma carta deixada por Cícero antes de desaparecer. A apresentação é recomendada para maiores de 14 anos e terá lotação limitada a 20 pessoas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!