Japeri capacita novos agentes de Saúde e Combates a Endemias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Mais 130 novos agentes participaram da capacitação realizada no auditório da E. M. Ary Schiavo
Anderson PQD/PMJ

‘A Prefeitura de Japeri começou a capacitar, nesta segunda-feira (15) os 130 novos agentes de Combate a Endemias e Comunitários de Saúde. Em setembro do ano passado foram convocados outros 120 agentes.
“Esta é a segunda convocação. Com ela, completamos o quadro dos agentes e alcançamos 100% do território de Japeri. Na primeira chamada foram 80 agentes de Saúde e 40 de Endemias”, explicou a subsecretária de Atenção Básica, Rafaela Lopes.
De acordo com Rafaela, os agentes de Saúde farão o primeiro atendimento e cadastramento dos moradores em domicílios. “Eles vão tentar diminuir as filas nas unidades especializadas. Será feito o agendamento do dia e horário de atendimento. O agente pode detectar se há crianças desnutridas, se alguém tem alguma doença grave ou se deve fazer o acompanhamento de pessoas hipertensas. Ele irá uma vez na residência”, anunciou.
Ainda segundo a subsecretária, a capacitação dos novos agentes vai se estender até o dia 2 de fevereiro. Depois, eles realizarão o trabalho de campo nos bairros de Japeri.
Morador do bairro Santa Amélia, Eduardo Ferreira Rosa, de 38 anos, já trabalhou como garçom e promotor de vendas. Agora, terá uma nova experiência, que é a visitação em residências.
“Sei lidar com o público e isso será fundamental. Quero ajudar minha cidade na prevenção de doenças e acompanhar a saúde dos pacientes. Isso vai desafogar o hospital e unidades especializadas. Quero levar saúde aos moradores”, frisou.
Uma das mais empolgadas com a nova atividade era a agente de endemia Bruna Macedo, de 24 anos, que, até então, trabalhava como operadora de caixa. Moradora de Mucajá, ela esperar combater os mosquitos da dengue (Aedes aegypti) e se mostra preocupada com o avanço da febre amarela na Baixada Fluminense.
“Será uma nova experiência combater, por exemplo, o mosquito da dengue no meu bairro. O trabalho de orientação aos moradores e vizinhos será importante para diminuir os casos desta doença, como a febre amarela, que está ganhando força na Baixada”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!