
Foto: Anderson PQD
A Prefeitura de Japeri conseguiu junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a doação de um caminhão baú para ser usado pela Cooperjaperi na coleta seletiva de materiais recicláveis na cidade. A iniciativa vai representar uma economia de R$ 240 mil por ano para os cofres do município. O veículo foi entregue na manhã de ontem, pelo prefeito Carlos Moraes, na sede da cooperativa, no bairro Mucajá.
A Cooperjaperi foi criada atendendo a uma exigência da lei federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criou o Comitê Interministerial da Política Nacional e o Comitê Orientador para implantação dos Sistemas de Logística Reversa.
Uma das determinações da lei foi a extinção dos lixões e a implantação de cooperativas para coleta seletiva. A prefeitura teria, entre outras obrigações, o pagamento do aluguel do caminhão, no valor mensal de R$ 20 mil.
“Economizar é uma filosofia do nosso governo. Estamos buscando todas as iniciativas possíveis para reduzir gastos e utilizar de forma inteligente os recursos públicos”, anunciou o prefeito Carlos Moraes.
O processo para liberação do caminhão estava tramitando desde 2015, na Secretaria de Estado do Ambiente. “Graças ao empenho e colaboração do secretário e deputado estadual, André Correa, conseguimos trazer o veículo para o município de Japeri”, explicou o assessor parlamentar, Ricardo Carvaleira.
O presidente da Cooperjaperi, Paulo Fernandes da Silva Filho, pediu a participação de todos.
“Trabalhei no lixão por 17 anos. No início da cooperativa fiquei assustado, mas continuo acreditando que as coisas vão melhorar. Ainda precisamos muito da colaboração dos moradores e empresas para aumentar nossa receita. Tenho fé”, acrescentou Paulo.
Coleta seletiva nas escolas
O secretário municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kerly Gustavo Bezerra, disse que o governo do prefeito Carlos Moraes já estuda a possibilidade da criação de um projeto de coleta seletiva também nas escolas da rede de ensino do município.
“Tenho certeza que o projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será um avanço para nossa cidade”, garantiu.