
Foto: Marllon Guedes
A Prefeitura de Japeri está prestes a firmar uma nova parceria que vai render bons frutos para o município. Uma reunião preliminar entre o secretário de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, José Arnaldo, e a coordenadora do curso superior de Tecnologia e Gestão de Turismo, Josilene Saldanha, disponibilizado através do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), polo Nova Iguaçu, foi realizada na segunda-feira (23) a fim de criar oportunidades para os alunos realizarem estágio acadêmico no município. A unidade representada pela coordenadora é ligada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ).
O encontro serviu para definir os parâmetros da atuação dos estudantes dentro do município e, após a aprovação da proposta do CEDERJ, os estagiários também vão atuar junto à Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. O objetivo dessa iniciativa é que os discentes coloquem em prática todos os ensinamentos que aprenderam na teoria, como por exemplo, ações voltadas para o turismo de aventura, atividades rurais em unidade de conservação e o turismo de base municipal.
Com a parceria entre os órgãos, os alunos de Gestão em Turismo do CEDERJ estariam garantindo as 300 horas de estágio obrigatório. Em contrapartida, o turismo de Japeri será alavancado cada vez mais, com o incentivo à prática de atividades físicas, como as Caminhadas na Natureza – Anda Japeri, que em apenas dois anos alcançou a nona colocação no país e a primeira, no Rio de Janeiro, dentro do circuito Anda Brasil.
De acordo com o secretário José Arnaldo, já foi aberto um processo administrativo para o início breve da parceria. “A expectativa é que no início do primeiro semestre de 2016 os trâmites burocráticos já estejam resolvidos, possibilitando a formação de um grupo de trabalho para criar um inventário turístico e de esporte na natureza para o município de Japeri. Com isso, poderemos trazer esses futuros profissionais para aprender e promover o turismo japeriense,” enfatizou José Arnaldo.
Atualmente, o curso de Gestão de Turismo do CEDERJ, no polo Nova Iguaçu, possui 282 alunos, entre o 1º e 6º período. Desse total, somente nove estão realizando estágio. Além disso, outros alunos já formados estão na dependência do estágio para consagrarem-se formados. “Essa parceria vai abrir uma porta para alunos virem a Japeri participar de todo esse projeto. Ainda que o termo de estágio não esteja oficializado, a participação no Projeto Anda Japeri já vai valer imensamente para a aprendizagem deles”, garantiu a coordenadora Josilene.