
Divulgação / PMJ
No sábado (30), a Prefeitura de Japeri participou, com a equipe de futsal Sub-15, da 26ª edição do Giochi Della Gioventú (Jogos da Juventude Ítalo-Brasileiro), evento promovido pelo CONI – Brasile Comitato Olimpico Nazionale Italiano.
Além de Japeri, os jogos, realizados no ginásio de esporte da Vila Olímpica de Mesquita, reuniu também equipes de Magé, São João de Meriti, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Guapimirim, que sagrou-se campeão da competição.
O delegado do CONI, no Brasil, Alfredo Apicella, disse que o objetivo do evento é promover a integração entre jovens descendentes de italianos ou mesmo que se identifiquem com a cultura do país e jovens brasileiros, através da prática

Divulgação / PMJ
esportiva. “As edições se destinam ainda à criação de um ranking de atletas que, eventualmente, poderão participar das Olimpíadas Estudantis da Itália, em caso de convite”, explicou Apicella.
O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, que também participou do evento, disse que o esporte é capaz de unir nações e continentes num intercâmbio esportivo e cultural que ajude a disseminar o interesse dos jovens, sobretudo de comunidades pobres, por um futuro que agregue disciplina, prosperidade e dignidade.
Para o secretário de Esportes de Japeri, José Célio de Araújo, o Celinho, os jovens, em sua maioria, encontram inúmeras dificuldades na infância, vivem em ambientes violentos e são rodeados de exemplos inadequados.
Ainda de acordo com Celinho, parte considerável dos jovens brasileiros não recebe oportunidades de ingresso num treinamento esportivo, ou em qualquer outro programa de educação necessário para formação de um cidadão consciente e saudável.