
Foto: Wanderson Oliveira
O ano letivo de 2016 está apenas chegando ao fim do primeiro semestre, mas os alunos da rede municipal de Japeri têm definido todo o material que será utilizado em sala de aula até o final de 2020. Esta semana profissionais da Secretaria de Educação se reuniram para a escolha dos livros que farão parte do aprendizado em sala de aula.
O encontro aconteceu na E.M Ary Shiavo, onde professores de todas as matérias da grade curricular, do segundo segmento do Ensino Fundamental, puderam chegar a um consenso do melhor material didático a serem adotados nas unidades escolares. O prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, também esteve presente à reunião para acompanhar o processo de escolha. Ele elogiou os profissionais da educação pelo trabalho realizado e agradeceu o empenho de todos.
“Vocês são muito mais que uma matrícula estatutária, são meus colegas de trabalho. Todos têm compromisso com a instituição o qual prestam serviço e, o principal, a formação educacional dos nossos pequenos e adolescentes. Eles representam o futuro da nossa cidade”, disse o prefeito.
Os livros em questão são selecionados pelo Ministério da Educação, as editoras produzem e são encaminhados para as escolas de todo o país. De acordo com a realidade do nosso município, os professores analisam e decidem democraticamente, escolhendo qual coleção que será utilizada.
Os docentes têm um olhar crítico para que a escolha dos livros seja feita de forma adequada e se encaixe plenamente dentro do perfil dos nossos alunos. “O trabalho realizado é feito de forma detalhada e minuciosa, com planejamento elaborado e estudado pelos professores. Sendo assim, terão a certeza de uma escolha de livros efetuada com êxito, para que os bons resultados permaneçam aparecendo nas salas de aulas”, disse Mariangela Mairink, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação.