
Foto: Marllon Guedes
Quarenta alunas do projeto Saber Comunitário irão receber hoje, em Japeri, seus certificados de conclusão do curso que qualifica pessoas que queiram trabalhar como cuidadoras de idosos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast) e o SESC Rio, que prepara os participantes para o mercado de trabalho.
Durante os encontros, a professora do SESC, Patrícia Felix ensinou aos alunos sobre o perfil e as funções de um cuidador, as noções básicas, formas de alimentação e os direitos dos idosos, além de outros temas que garantam o bem-estar das pessoas da terceira idade. Todos receberam um kit composto por apostila, Estatuto do Idoso e bloco de anotações. Os participantes também recebem lanche.
Moradora do bairro Santa Terezinha, Claudiane Miguelina, de 28 anos, vê no curso uma oportunidade para conseguir uma boa colocação profissional. “Conseguindo essa nova qualificação vou conseguir algo melhor para trabalhar. A profissão está crescendo bastante. Ouço falar que tem muita procura nesta área, por isso me interessei. As aulas têm sido muito produtivas e sei que posso levar isso para minha vida toda e também passar para meus filhos. Hoje minha mãe é jovem e saudável, mas amanhã ou depois vou ter habilidades e conhecimento para saber cuidar, tratar e também estar apto para ajudar ao próximo de maneira correta”, garantiu.
De acordo com psicóloga da Semast, Sônia Rocha, responsável pelo departamento de trabalho, a parceria surgiu após uma reunião do secretário da pasta, Reginaldo Santos, com o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, e representantes do SESC Rio, quando ambos demonstraram interesse em trazer o projeto para o município. Com isso, aumenta-se o conhecimento dos munícipes e, consequentemente, a empregabilidade para os moradores.
A previsão é que outras turmas sejam formadas logo após o término do curso. As inscrições são feitas na Secretaria, localizada na Av. São João Evangelista, s/nº, Centro de Engenheiro Pedreira.