
Foto: Marllon Guedes
A cidade de Japeri vai ficar ainda mais verde. Uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Cedae irá reflorestar uma área de 10,3 hectares, localizada no Campo de Golfe Público, no bairro Areal. Nesta semana, o secretário do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável José Arnaldo recebeu a visita da bióloga Carolina Matozinhos e do engenheiro florestal Artur Schmidt, representantes da Geotrópicos, empresa contratada pela Cedae para o cumprimento de uma medida compensatória pela instalação da ETAL Guandu.
O secretário da pasta recebeu da dupla um projeto de reposição florestal e o ofício que formaliza a solicitação da área para que a proposta seja colocada em prática. Além da aceitação por parte da Prefeitura de Japeri, o projeto deverá ser protocolado junto ao INEA. “Escolhemos o campo de Golfe Público devido a uma parceria em que ficou acertado que seria implantado pela prefeitura o Bosque do Golfe. Trata-se de uma área de 100 mil metros quadrados, o que equivale a 15 campos de futebol com as dimensões do Maracanã”, explica o secretário José Arnaldo.
A área irá receber aproximadamente 17 mil mudas de 80 espécies da Mata Atlântica, entre elas o Cedro Rosa, a Copaíba e a Carrapeta, todas elas fornecidas pela Cedae. “Serão plantadas cerca de 1.666 mudas por hectare, já considerando perdas e taxa de reposição”, conta a bióloga Carolina Matozinhos.
Segundo José Arnaldo, o plantio das mudas deve ser concluído em um ano. “Após a aprovação do projeto é necessário preparar o solo para que ele receba as mudas e aguardar a estação mais propícia para o plantio. A natureza é a mãe do tempo”, afirma o secretário.