
Foto: Marllon Guedes
Pensando em oferecer aos alunos da rede municipal novas formas de enxergar o mundo, além de sair da zona de conforto e se colocar no lugar do próximo, a Prefeitura de Japeri vem inovando quando o assunto é inclusão social. Após alguns debates sobre a admissão de pessoas com deficiência nas escolas, a Secretaria de Educação (SEMED) vem promovendo a prática do Goalball nas aulas de educação física. O projeto piloto, que é desenvolvido na E. M. Professora Célia Sobreira, no bairro Alecrim, serve como aprendizado escolar e como ponte para diminuir a distância entre as pessoas com deficiência visual e os videntes.
A professora de educação física da unidade, Joana Freitas, teve a ideia de promover A sensibilização dos alunos para o tema de forma prática e divertida, e foi incentivada pela direção da escola a prosseguir com o projeto. As aulas são oferecidas para todos os alunos do ensino fundamental, nesse primeiro momento, e vem sendo estudada a possibilidade de ampliar a prática esportiva e inclusiva para as demais escolas da rede.
O Goalball, mesmo sendo um esporte criado exclusivamente para o deficiente visual, está sendo utilizado para aproximar os demais alunos dessa realidade desconhecida. Dessa forma, os estudantes sentem a dificuldade que as pessoas com deficiência encontram diariamente e passam a se sensibilizar, excluindo qualquer forma de preconceito, constatando que todos são iguais.
“A escola é um local destinado ao aprendizado formal, mas entender o lado social é muito importante para cada cidadão. Temos o papel de ensinar e orientar esses jovens, que precisam sair daqui prontos para viver momentos da vida em um ambiente igualitário, sem discriminação ou preconceito”, disse a professora Joana Freitas.
Conheça a modalidade esportiva
O esporte consiste na utilização de marcações na quadra, em alto relevo, que é do mesmo tamanho que uma quadra de Voleibol. Os jogadores devem ser vendados e usar sobre a bandagem os óculos durante toda a partida. Não é permitido passar luz pelos óculos. Além disso, as bolas possuem guizos no seu interior e emitem sons. Os jogos têm duração de 12 minutos cada tempo e as equipes são compostas por 6 atletas, sendo 3 jogadores titulares em quadra e 3 reservas. As bolas devem ser arremessadas rasteiramente pelo chão com o objetivo de atingir a rede do adversário. E vence o time que fizer mais gols.