Japerienses têm mais facilidade na resolução de litígios de saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A Procuradora Geral, Juliana Kryssia, o secretário Charles o prefeito Carlos Moraes e as Defensoras Bianca e Thaysa
 Anderson PQD/PMJ

Os moradores de Japeri já podem buscar o fórum da conciliação e da mediação, através da Câmara de Resoluções de Litígios de Saúde (CRLS), para marcar cirurgias, receber medicamentos ou obter transferência de unidades hospitalares, entre outros serviços, sem a necessidade da judicialização de suas demandas.
Convênio nesse sentido foi assinado ontem pelo prefeito Carlos Moraes e a Defensora Pública Thaísa Guerreiro, coordenadora do programa na Secretaria Estadual de Saúde. A medida vai evitar que o paciente tenha que bater de porta em porta nos hospitais para conseguir atendimento médico.
Criado em setembro de 2017, a Câmara de Resoluções de Litígios envolve a Secretaria Estadual de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública estadual e a Procuradoria Geral do Município.
A partir de agora, um servidor da Prefeitura de Japeri passa a trabalhar ao lado da Defensoria Pública, no Fórum local, para atender às demandas dos moradores da cidade.
Thaísa Guerreiro explicou que o objetivo do convênio é evitar ações judiciais desnecessárias, promovendo a resolução administrativa das demandas de saúde, de modo que o cidadão tenha acesso mais rápido aos serviços, como medicamentos, consultas, exames, evitando a judicialização.
O órgão conta com apoio de uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e médicos para elaborar pareceres técnicos, de acordo com o quadro clínico apresentado os tratamentos solicitados.
“As respostas para as demandas do cidadão podem sair no mesmo dia, de forma célere”, anunciou Thaísa Guerreiro, frisando que o trabalho de apoio das equipes técnicas funciona remotamente, através de sistema informatizado.
Para a Procuradora-Geral do Município, Juliana Kryssia, que também assinou o convênio, ao lado do secretário municipal de Saúde, Charles Gonçalves, o programa vai ajudar a desafogar a quantidade de processos judiciais que chegam à Prefeitura.
“Vamos reduzir, acredito, que, substancialmente, a quantidade de demandas judiciais. É uma coisa muito boa, tanto para o município, quanto para o próprio Poder Judiciário, Defensoria Pública e, principalmente, para as pessoas precisam de algum tipo de atendimento médico. Ou seja, o paciente será atendido mais rapidamente, em vez de ficar esperando por uma decisão judicial”, explicou a Procuradora Juliana Kryssia.
Os interessados pelos serviços da Câmara de Resoluções de Litígios de Saúde devem portar documento de Identidade, CPF, comprovantes de renda e de residência e laudo ou receita médica.
A assinatura do convênio contou também com a participação da Defensora Pública Bianca de Abreu Simões, da 1ª Vara da Comarca de Japeri.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!