Uma pesquisa de dados sociais realizada por jovens nas cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo será apresentada amanhã (30) na Casa de Cultura Silvio Monteiro, no Centro de Nova de Iguaçu. A apresentação faz parte da primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo do Observatório Social Intermunicipal da Baixada Fluminense (OSI).
O Observatório Social Intermunicipal da Baixada Fluminense cuidará da elaboração e monitoramento das políticas públicas sociais na região. A iniciativa foi criada como uma das atividades do Baixada Para Cima!, projeto co-financiado pela União Europeia e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.
O objetivo do projeto é ampliar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores das cidades da Baixada nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais. A ideia é contribuir para o exercício pleno da cidadania nos setores em situação de vulnerabilidade cultural, econômica e social.
Além da apresentação da pesquisa, a pauta da reunião conta com a posse dos conselheiros representantes das prefeituras, debates e exposição do plano de trabalho para este ano. O Jovem Pesquisador é uma das etapas do Baixada Para Cima!. Jovens de 17 a 24 anos são selecionados em seus municípios para realizarem pesquisa de campo em seus bairros. Para isso, eles recebem capacitação por meio de aulas que abordam Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Gestão de Desastres em Áreas Vulneráveis, e noções sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Durante o levantamento das informações, os jovens também atuam como multiplicadores do aprendizado para as famílias do bairro, contribuindo assim para melhoria do acesso aos programas sociais básicos. Os dados coletados também contribuem para orientar os gestores públicos no monitoramento e elaboração de programas e serviços previstos pelas políticas públicas sociais.