O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão da última quinta-feira, a realização do segundo turno das eleições para prefeito de Belford Roxo, no próximo domingo. Por maioria de votos (cinco a dois), os ministros aprovaram o registro de candidatura do Dr. Deodalto (DEM) a prefeito do município. Ele concorre com Waguinho (PMDB).
Dr. Deodalto vinha sendo alvo de ações de seus opositores na cidade. “Agora já podemos comemorar esta primeira vitória, porque a outra está chegando, que será dia 30 de outubro”, declara o candidato.
Ao apresentar voto-vista na sessão, o ministro Luiz Fux votou por prover o recurso da coligação, acompanhando o voto do relator, ministro Henrique Neves. O ministro Luiz Fux disse que o TSE já se manifestou duas vezes em favor do candidato, uma em um recurso ordinário e outra, há duas semanas, ao conceder mandado de segurança determinando a realização do segundo turno em Belford Roxo com a participação de Dr. Deodalto.

Fotos: Divulgação e Sérgio Ramoz
Segundo o ministro Luiz Fux, indeferir o registro de candidatura agora, às vésperas do segundo turno no município, autorizado pelo próprio TSE, causaria insegurança jurídica. “Entendo que [poderiam ser punidos] não só aqueles que exercem o cargo [eletivo] e, por isso, podem ser despojados desse cargo, ou seja, cassados, mas também aqueles que seriam cassáveis”, destacou o ministro. “Mas, nesse caso concreto, entendo que não deva aplicar ainda essa tese, porquanto em duas semanas o TSE não poderia gerar essa insegurança jurídica. Não pela jurisprudência, mas por esse fato”, salientou Fux.
A três dias das eleições, Dr. Deodalto está confiante: “Eles (adversários) fizeram de tudo para nos tirar da disputa, mas não conseguiram. Confiei na Justiça e ela foi feita. Agora, confio na população para que possamos, nos próximos quatro anos, fazer a mudança que Belford Roxo precisa” disse ele, que acrescentou: “Minha parceria é com Deus e o povo. Eu quero é o voto do povo. Queremos uma nova política para essa Cidade e faremos a diferença”, finalizou.