
Foto: Light/Divulgação
O bairro da Luz, em Nova Iguaçu é o recordista de irregularidades encontradas pela Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica. A constatação ocorreu na quarta-feira (16), quando mais de mil anormalidades no consumo de energia foram identificadas em estabelecimentos comerciais e residências da região, resultando em 86% de efetividade. A operação de combate ao furto de energia contou com 620 profissionais e apoio da Polícia Civil e totalizou 1.175 inspeções e quatro Registros de Ocorrência.
O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainilton de Andrade, destacou a ação da empresa. “Hoje [quarta-feira], em Nova Iguaçu, registramos o recorde absoluto de irregularidades encontradas nas operações deste ano. Continuaremos atuando fortemente no combate ao furto de energia, que é crime. Para o verão, quando há maior volume de energia furtado, a Light aumentou em 30% o efetivo de combate à fraude e já está realizando duas grandes operações por semana, que seguirão até o final do ano”.
Durante a operação, a companhia também disponibilizou sua Agência Móvel de atendimento, na Praça Vitória, para prestar serviços diversos aos clientes como, por exemplo, pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.
Balanço das operações e resultados
A Light, somente este ano, já realizou operações em diversas áreas, tais como Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Mansões, outras residências, estabelecimentos comerciais famosos e até indústrias fraudavam energia em locais como Barra da Tijuca, Centro, Copacabana, Ilha do Governador, Madureira, Nova Iguaçu e Seropédica.
Por meio de uma parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e com as delegacias locais, a companhia já realizou, de janeiro até o momento, 96 operações especiais, com 54 mil inspeções e 29 mil irregularidades (todas normalizadas), ou seja, a cada 100 clientes, 54 furtavam energia. Além disso, foram registrados 371 boletins de ocorrência e 43 prisões em flagrante.
A empresa também conta com o apoio da população para que denuncie o furto de energia. Basta entrar em contato por meio dos seguintes canais: www.light.com.br, pelo Call Center 0800 021 0196 ou pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes).