
Foto: Ivan Teixeira
Uma suposta declaração feita pelo prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans, tem tirado a população do município do sério. Segundo moradores da cidade, ele teria culpado a população pela enchente que atingiu a cidade na última segunda-feira (21). Entretanto, há quase um mês, algumas ruas de Nilópolis estão com a coleta de lixo irregular.
O primeiro dia de verão foi marcado com fortes chuvas na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na Baixada, diversos municípios registraram pontos de alagamento. Em Nilópolis, moradores da Rua Manuel Teixeira da Cunha, uma importante rua da cidade sofreu com a enchente. “Isso é uma vergonha. Ficamos ilhados e assustados dentro de casa”, contou Marcella Rodrigues, de 20 anos. “A culpa é do prefeito? Sim, pois estamos sem coleta. Entretanto, a população precisa redobrar o cuidado para não deixar o lixo acondicionado em prováveis locais que entopem os bueiros”, complementou a moradora.

Na Estrada Expedicionários, o motoboy Carlos Senna, de 28 anos contou que há mais ou menos um mês o caminhão de lixo não recolhe regularmente.“Colocamos o nosso lixo aqui nessa esquina sem saber quando vão recolher. Antes era terça, quinta e sábado. Agora está irregular”, contou. A pilha de lixo da Rua Expedicionários fica próxima ao Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, no bairro Cabuís.
Mais próximo ao Centro da cidade, na Estrada Nilo Peçanha, moradores relataram que também estão enfrentando problemas na coleta de lixo. “As chuvas já estão vindo e nosso lixo não é recolhido. Fico preocupada com enchente em nosso município”, contou preocupada a aposentada Sonia Carvalho, de 68 anos. Já na Rua Dulce, perto da 57ªDP (Nilópolis), o tempo de espera pelo caminhão de lixo é menor. “Aqui estava passando normalmente, tem alguns dias atrasados, mas sei de ruas que estão pior que a nossa”, contou uma moradora do local.
Das ruas visitadas pela equipe do JH, algumas como a Estrada Nilo Peçanha estão com o serviço parcialmente afetado. Uma parte, próximo a Avenida Roberto Silveira, recebe o serviço de coleta de lixo, e outra, próximo a Via Light, não. Procurada pela redação, a assessoria de imprensa do município não se manifestou sobre as reclamações dos moradores.
Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf)