Mais de duzentos artesãos são cadastrados em ação do Estado na Baixada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Após atender os municípios de Seropédica, Queimados, Nilópolis e Magé, a Secretaria de Estado de Turismo, através do Programa de Artesanato Estadual, voltou à Baixada Fluminense para cadastrar os artesãos locais. A ação, que tem como objetivo identificar, mapear e fomentar a atividade no estado, aconteceu na segunda e terça-feira (05 e 06 de junho), em Duque de Caxias, e registrou mais de duzentos profissionais.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o cadastramento é essencial no processo de fortalecimento do segmento artesanal. Segundo Nilo, o Governo consegue conhecer as características da atividade para desenvolver ações que atinjam de maneira eficaz cada região e sua característica.

“Nosso estado tem uma diversidade cultural e climática muito rica. E com o artesanato não poderia ser diferente, já que a atividade está diretamente ligada ao turismo. Mas para que o artesanato se desenvolva é necessário conhecer suas peculiaridades e trabalhar os pontos fortes regionalmente, que só descobrimos quando vamos aos municípios conhecer o trabalho realizado pelos profissionais daquela localidade”, explicou o secretário.

O cadastramento, que acontece em parceria com a prefeitura, contou com a presença da subsecretária municipal de Cultura, Simone Sangelis e do diretor municipal de Turismo, Júlio Souza. Na oportunidade, os dois representantes municipais agradeceram a presença da Setur/TurisRio e destacaram a necessidade de fomentar a atividade na região.

No início dos dois dias de evento, a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa, Nea Mariozz, ministrou uma palestra, apresentando aos profissionais as propostas e benefícios da ação.

“O artesanato é um dos segmentos com grande expectativa de crescimento na economia brasileira. Cerca de 8,5 milhões de brasileiros têm na atividade parte da sua renda familiar em 78,6% dos municípios do país. Com esses dados, vemos que nossa responsabilidade é grande. Duque de Caxias foi o trigésimo município a ser atendido, com um número expressivo de profissionais inscritos. Nossa meta é que 15 mil artesãos sejam beneficiados em todas as 92 cidades fluminenses”, falou Nea.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!