
Foto: Gláucio Burle
Em parceria com o Governo Federal, o Programa Mais Educação ampliou a jornada escolar possibilitando a realização de diversas atividades extraclasse nas escolas da rede municipal de São João de Meriti. Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer já inseriu 42 unidades de ensino fundamental com alto índice de vulnerabilidade social no projeto.
“Além de ter aulas extras de leitura, escrita e linguagem matemática, o Mais Educação oferece cultura, esporte e lazer para os alunos, despertando o interesse deles na escola e os tirando da rua. Isso influência diretamente no desempenho escolar. É uma satisfação enorme ver que a cada semestre as notas deles melhoram”, comemora a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Lucas.
Na Escola Municipal Barão do Rio Branco, os alunos têm: orientação de estudos e leitura, recreação e lazer, capoeira, esportes diversos, informática, artesanato e música. Segundo a diretora da unidade, Ana Cristina da Silva Rangel, a aula de canto é a atividade favorita das crianças. “Dá gosto ver os alunos participando das aulas. A de música é a que eles participam mais”, avalia a diretora.
O programa também oferece artes marciais, trabalha a consciência ambiental, através da horta escolar e projetos de jardinagem, e realiza um trabalho de inclusão social dos moradores da região, gerando interação da escola com a comunidade. As atividades complementares são ministradas por monitores que vivem no entorno da unidade de ensino.
O Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10. O programa constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.