
Foto: Assimp Meriti/Gláucio Burle
As escolas municipais de São João de Meriti receberam o reforço de 50 novos professores contratados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Eles chegam para suprir a demanda ocasionada pela significativa ampliação da rede pública do município, que em sete anos, viu seu número de alunos dobrar de 15 mil para cerca de 34 mil estudantes.
Durante esse período, a Prefeitura de São João de Meriti já efetuou a contratação de mais de mil profissionais para a educação do município, entre eles cerca de 750 professores. Todos foram convocados por meio de concursos públicos realizados anteriormente.
“A contratação desses novos professores foi necessária em virtude do crescimento alcançado pela educação municipal. Dos cerca de 750 professores contratados, alguns acabaram saindo por também terem sido aprovados em outros concursos, e não tínhamos como suprir essa carência imediatamente, a não ser legalmente através de contratação. Para isso, foi feito um chamamento público e esses profissionais foram selecionados após passarem por provas e avaliações”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas.
Na terça-feira (19), os novos professores foram recebidos na prefeitura para um primeiro encontro com os gestores da Secretaria de Educação, quando foram orientados sobre algumas questões pedagógicas e sobre a filosofia de trabalho da educação municipal. Na ocasião, os profissionais receberam as boas-vindas da secretária Eneila, do deputado federal Marcelo Matos e do secretário de Governo e Coordenação Geral, Beto Monteiro, que falou sobre as novas contratações.
“A educação sempre foi tratada pelo governo como prioridade em nosso município. Já reformamos e ampliamos 58 das 65 escolas, aumentando o número de salas de aula e de alunos nas unidades. Mesmo em meio ao complicado período econômico que o país atravessa, continuamos investindo no setor e a contratação de mais 50 professores neste momento é a prova disso”, afirmou.
Uma das novas contratadas, a professora Margareth da Silva, já leciona desde a década de 90. Ela conta que, por sempre ter atuado em escolas particulares, tinha um certo receio em iniciar em uma unidade pública. “Eu sempre trabalhei em escolas particulares, onde é muito comum ouvirmos algumas histórias ruins sobre as escolas públicas. Quando decidi encarar esse desafio, num primeiro momento fiquei preocupada com o que encontraria. Porém, quando conheci a unidade que irei atuar, mudei imediatamente o meu pensamento. A escola é linda, nova, tem uma estrutura excelente e é adorada pela comunidade. Fiquei realmente encantada e mais motivada ainda para começar a trabalhar”, conta a professora, que vai ministrar aulas na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, em Jardim Metrópole.
Após esse primeiro encontro, os professores passarão por uma semana de formação com os mestres e doutores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para em seguida iniciarem os trabalhos em sala de aula.