
Foto: Maicon Ferraz
Os conselheiros tutelares, eleitos através do Primeiro Processo Unificado de Escolha em outubro, para os Conselhos Tutelares de Mesquita, Japeri, Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias foram empossados no último domingo (10). Os eleitos ficam no cargo durante o quadriênio 2016/2019, com as atribuições regidas pelo artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê atender ao público infantil para requisição dos serviços públicos de saúde, educação, assistência social, trabalho e segurança.
Em Mesquita, os cinco novos membros do Conselho Tutelar da cidade e os cinco suplentes foram empossados durante cerimônia realizada na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva. Mais de cem pessoas lotaram o auditório da unidade para a entrega dos diplomas, feita pelo prefeito Gelsinho Guerreiro. O presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, Uzias Pereira, chamou a atenção para a importância da função que os novos conselheiros assumem de proteger a criança e o adolescente. “O conselho é um órgão que tem autonomia nas decisões e os desafios são muitos na luta pela integridade de nossas crianças e jovens”, disse.
O prefeito Gelsinho Guerreiro disse que seu gabinete estará sempre de portas abertas para o Conselho Tutelar. “Trabalhamos em parceria e nosso governo tem compromisso com os que estão chegando para cumprir essa importante missão de proteger crianças e adolescentes”.
Em Japeri a solenidade foi promovida na E.M. Bernardino de Melo com a presença dos cinco novos profissionais, além de representantes do Poder Executivo, Legislativo, da sociedade civil, e dos cinco suplentes que estarão à disposição caso seja necessária à convocação. “Com a posse dos novos conselheiros tutelares, a expectativa é que o município de Japeri continue avançando na realização de trabalhos com excelência no que diz respeito a este público alvo”, disse o secretário de Assistência Social e Trabalho, Reginaldo Santos.
Em Nova Iguaçu, os 25 conselheiros foram empossados no Teatro da Universidade Iguaçu (Unig) e contou com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina e da subsecretária dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Cristina Penna. Os titulares e seus respectivos suplentes irão atuar nas regiões do Centro, Austin, Comendador Soares, Cabuçu e Vila de Cava.
Em Queimados, tomaram posse os nove eleitos por mais de três mil votos, no pleito popular em outubro . Com a missão de representar a sociedade civil no cuidado com as crianças e adolescentes, o grupo teve que passar por um curso de formação de caráter eliminatório para se tornarem aptos à posse. A cerimônia aconteceu no auditório da escola Leopoldo Machado, onde também foi divulgado os contatos 24h para as referidas denúncias: 2665-1221 ou 998874915.
Em Caxias, a posse dos 30 conselheiros ocorreu no teatro Raul Cortez. “Em Duque de Caxias não há o trabalho individual, trabalhamos por todos, sem distinção. Prezamos pela união. Abrimos mão de muitas coisas em nossas vidas, mas o resultado nos faz ver que vale a pena. Hoje estamos dobrando o número de Conselhos Tutelares na cidade, entregando equipamentos novos e de qualidade. Sabemos das dificuldades e problemas que os Conselheiros Tutelares enfrentam no dia a dia e por isso nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso. Temos uma equipe preparada e que veste a camisa”, destacou Claudia.