Mapa da cultura de jovens da Baixada é apresentado no Sylvio Monteiro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O resultado do trabalho dos Grupos Criativos da Baixada Fluminense O evento será realizado amanhã e quinta-feira
O resultado do trabalho dos Grupos Criativos da Baixada Fluminense O evento será realizado amanhã e quinta-feira

O Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu é palco para a apresentação do Mapeamento dos Grupos Criativos da Baixada Fluminense, que será realizada amanhã (24) e quinta-feira (25). O evento tem a finalidade de revelar o resultado da pesquisa, que identificou movimentos e coletivos culturais formados por jovens ou voltados para a juventude que atuam na região.
Contribuir na orientação de políticas públicas para ampliar o desenvolvimento da cultura no segmento é um dos objetivos principais do trabalho. No primeiro dia de exposição da análise, as atividades começarão às 14h, com oficinas e cortejo de maracatu. O mapeamento será apresentado às 19h e logo depois haverá o lançamento do site Desenrolo – A Revista de Cultura e Juventude da Baixada Fluminense (www.desenrolo.net). O site, que terá a contribuição de jovens e artistas da região, visa garantir a continuidade do processo de mapeamento dos grupos criativos, além de dar visibilidade às suas ações. O segundo dia do evento iniciará às 10h e a agenda é de diálogo com a juventude.
A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Juventude e Cultura, ou simplesmente Observatório Baixada, iniciativa criada pelo Brasil Próximo, programa de cooperação descentralizada entre Itália e Brasil que desenvolve projetos em vários estados. No Rio de Janeiro, o programa é desenvolvido através da parceria entre as organizações Comitato Internazionale Perlo Sviluppo Dei Popoli (CISP), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e “Se Essa Rua Fosse Minha”. O Brasil Próximo visa aproximar regiões italianas (Umbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria) e brasileiras com o objetivo de construir uma rede de políticas públicas, oportunidades e intervenções que acompanhem o desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.
O levantamento, realizado no período de maio de 2013 a maio de 2014, incluiu os 13 municípios da Baixada Fluminense. Foram identificados 338 grupos criativos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!