Marcação de exames em Mesquita é informatizada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A regulação agora é feita da sede da Secretaria Municipal de Saúde

A marcação de exames médicos na rede pública de Mesquita acaba de ser reformulada. Desde o dia 8 de junho, a prefeitura, através das secretarias de Saúde (SEMUS) e de Tecnologia da Informação (STI), informatizou o procedimento e agora, os pacientes que precisam se submeter a exames de imagem, realizados na Ultrimagem, no Centro, podem contar com o “RGesus”, sistema que classifica a solicitação conforme a disponibilidade de agenda.
Atualmente, o paciente que sair de uma consulta médica com o pedido de exames, deverá se dirigir ao setor de regulação, localizado na sede da SEMUS, onde a marcação será feita no ato. O cidadão vai receber um comprovante com data, local, tipo de exame, além das instruções sobre a preparação para o procedimento. A mesma guia deverá ser levada no dia, para validação do processo.
O sistema vai integrar todas as unidades de saúde do município, com objetivo de humanizar, desburocratizar o setor, melhorar a gestão e dar mais agilidade ao processo de regulação. A solicitação para o encaminhamento é cadastrada no sistema que a coloca em uma fila de espera, sendo direcionada aos profissionais reguladores responsáveis por avaliar e autorizar os pedidos. Após autorização, a solicitação é agendada com base em algoritmo de gravidade e tempo de espera, seguindo os princípios da universalização, equidade e integridade do Sistema Único de Saúde (SUS).
O gestor do projeto de informatização, Fabricio Melo, explica sobre as melhorias que o trabalho oferece. “Mesquita está vivenciado um novo cenário. Isso porque o sistema organiza melhor o atendimento e possibilita o controle do fluxo e do tempo de espera pelos próprios pacientes”, ressaltou.
Como benefícios, a implantação da regulação assegura a proteção e o acesso aos serviços públicos, impedindo fraudes, imprimindo um padrão de qualidade do atendimento que proporciona o equilíbrio das demandas e necessidades da população à oferta disponível.
O sistema de regulação também beneficia os gestores de saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As informações geradas pelo sistema norteiam ações estratégicas para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera na cidade. O setor de regulação fica localizado na Avenida União, nº 679, no bairro Santa Terezinha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!