
Foto: Divulgação / PMNI
O período de matrícula para o próximo ano letivo já começou na rede municipal da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, as inscrições podem ser feitas pela internet, através do Programa Matrícula Sem Fila 2016. Em Nova Iguaçu e São João de Meriti, os interessados poderão procurar a unidade escolar desejada a partir da próxima segunda-feira (7).Já em Mesquita, Japeri e Queimados as matrículas terão início no dia 5 de janeiro de 2016.
As vagas são para Educação Infantil, segundo ano do ciclo de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para realizar a matrícula, são necessários cópias dos seguintes documentos: registro de nascimento ou casamento; RG e CPF do responsável e para alunos maiores de idade; comprovante de residência; cartão de vacinação para crianças até 07 anos; certificado de regularidade com o Serviço Militar (para aluno do sexo masculino, maior de 18 anos); comprovante de tipo sanguíneo; três fotos 3×4 recentes; declaração ou Histórico Escolar. No caso de matrículas para Educação Especial devem ainda apresentar no ato da inscrição Cópia do Laudo Médico. ?
Em Nova Iguaçu e em São João de Meriti, a matrícula começa segunda-feira e os responsáveis poderão procurar diretamente a unidade escolar preferida no prazo estabelecido pelo município. Em Nova Iguaçu, o prazo irá até o dia 5 de fevereiro do próximo ano e em Meriti, até 19 do mesmo mês. No caso da Educação Infantil iguaçuana, as inscrições também iniciam na segunda e terminam no dia 8 de janeiro. Já as matrículas do segundo ano do ciclo de alfabetização ao 9º ano acontecerão entre 4 janeiro e 5 de fevereiro. O mesmo tempo vale para os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A secretária municipal de Educação de Nova Iguaçu, Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, chama a atenção para dois fatores importantes: o primeiro é que o cadastro na Educação Infantil e os três primeiros anos do Ensino Fundamental devem obedecer a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). “Pela necessidade de priorizarmos os anos iniciais, fizemos uma parceria com o Governo do Estado/SEEDUC, que irá ofertar novamente o 6º ano de escolaridade. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos a Matrícula Fácil, que começa no dia 27 de outubro”, esclareceu a secretária. E o segundo é a idade. “Pela necessidade de priorizarmos os anos iniciais, fizemos uma parceria com o Governo do Estado/SEEDUC que irá ofertar novamente o 6º ano de escolaridade. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos a Matrícula Fácil, que começa no dia 27 de outubro”, esclareceu.
Em Duque de Caxias, os alunos podem realizar a inscrição, através do Programa Matrícula Sem Fila 2016. Um sistema totalmente informatizado, via internet, contempla as matrículas dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, incluindo a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a secretaria de Educação da cidade, o programa é composto por duas fases. A primeira é responsável por oferecer a totalidade de vagas disponíveis na Educação Infantil I e II (Creche e Pré-Escola), Educação Especial, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das unidades escolares. A segunda, oferece as vagas remanescentes da primeira nas mesmas modalidades. Já a renovação de matrícula será garantida de forma automática, para continuidade de estudos na mesma unidade escolar em que o aluno frequentou as aulas no presente ano.
Ainda conforme a secretaria de Caxias, as unidades de ensino estarão à disposição das comunidades, que não possuem acesso à internet para que os responsáveis efetuem as inscrições dos estudantes. “As secretarias das escolas funcionarão com atendimento ao público das 8h às 17h e, nas escolas com ensino noturno, das 8h às 19h”, informou a pasta. Para mais informações, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Educação, através do endereço eletrônico www.smeduquedecaxias.rj.gov.br, ou pelos telefones 2653-5735 e 2671-6612.
Já em Mesquita, Japeri e em Queimados, o período de matrícula iniciará no dia 5 de janeiro na própria unidade escolar. “Temos como expectativas para a educação pública, assegurar a aprendizagem e as necessidades básicas das crianças e jovens, para a universalização da cidadania”, informou a assessoria da prefeitura de Japeri. Nas cidades de Mesquita e Queimados, as matrículas ficam abertas até o dia 16 de janeiro.
Em Belford Roxo, a inscrição poderá ser realizada a partir de 11 de janeiro, e segundo a prefeitura da cidade, “duram enquanto houver vagas disponíveis nas unidades da rede”. A prefeitura informa que para a Educação Infantil a adesão será feita em etapas. “A primeira delas é a pré-matrícula, que segue aberta até o dia 23 de dezembro. Neste caso, os pais/responsáveis deverão procurar qualquer unidade escolar do município e efetuar o preenchimento do formulário/ Cadastro Único”, informou. Será a partir deste cadastro, que os novos alunos serão distribuídos nas vagas disponíveis na rede municipal. “O chamamento poderá feito em até duas etapas, variando de acordo com a adesão da primeira chamada”, concluiu a prefeitura.