
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Uma mega operação denominada ‘Castelo de Areia’, da 64ª DP (São João de Meriti), prendeu 27 pessoas suspeitas de roubo de cargas e tráfico de drogas em comunidades da Baixada Fluminense, Zona Norte e capital do Rio, na última quinta-feira (9). A ação para combater o tráfico de drogas e o roubo de cargas na região em São João de Meriti contou com o apoio do Grupo Especializado do Ministério Público (GAECO) e de várias delegacias especializadas. Entre os 27 presos está um PM e duas mulheres. Já entre os veículos e materiais apreendidos há um Camaro amarelo, que estava com um homem suspeito de ser receptador do grupo.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Segundo informações do delegado titular da 64ª DP, Roberto Cardoso, responsável pela operação, o objetivo desta ação era cumprir 63 mandados de prisões e 70 de busca e apreensão, além de desarticular e prender suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e roubo de cargas.
O delegado Moisés Santana Gomes, adjunto da 64ª DP, disse que a investigação começou há quatro meses por conta do tráfico reincidente na região e, ao longo do trabalho de inteligência, foram identificadas duas quadrilhas de roubos de carga – uma delas seria ligada à facção criminosa chefiada por Márcio dos Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”.
Roubo de carga
A ação aconteceu em São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, São Gonçalo, Ilha do Governador, Nilópolis e no conjunto de favelas do Chapadão. Os alvos preferenciais dos ladrões de cargas eram cigarros, eletrodomésticos e cosméticos. Os presos podem responder por tráfico de drogas, formação de quadrilha e roubo.
Cooperação de diversas delegacias especializadas
A operação da 64ª DP contou com o apoio do Departamento Geral de Polícia da Baixada Fluminense (DGPB), do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP-RJ.
Presos e apreensões
Na ação foram apreendidas duas motocicletas, um veículo Camaro, uma arma e material de anotações referentes ao tráfico de drogas. Os presos foram identificados como Diogo da Silva Coelho, Luís Henrique Batista do Nascimento, Christian da Silva Coelho, Janaina de Oliveira Araújo, David Miranda da Cruz, Romulo Sachi da Silva, Francine Vieira de Alvarenga, Luan dos Santos da Silva, Wivson da Silva, Daniel Morais Bispo, Ronald Almeida Barbosa Gomes, Alex Amorim de Carvalho, André da Silva dos Santos, Rafael Silva Campos, David de Jesus Pessoa, Gabriel Melo de Oliveira, Flavio de Almeida Freitas, Flavia Barcelos de Santana, Flavio dos Santos Macedo, Robert Willian Moraes Leão Albino, João Pedro Benevides, Herbert Pereira Albuquerque de Melo, Odilon Machado de Souza, Lucas dos Santos Felício, Thiago Warwar Hagge, Alessandro Amorim Costa e Thiago de Franca.
De acordo com os policiais civis envolvidos na operação, as diligências continuam sendo realizadas em busca dos outros foragidos.