
Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto
Em operação conjunta realizada esta semana, as Secretarias Municipais de Saúde e de Segurança, Transporte, Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana de São João de Meriti estiveram em um terreno no bairro Coelho da Rocha para fiscalizar uma denúncia de criação irregular de cavalos.
De acordo com o artigo 27 da Lei Municipal nº 1080 de 2000, é proibida a criação, alojamento e manutenção de animais das espécies bovina, suína, equina, caprina e ovina na zona urbana da cidade. No local foram encontrados seis cavalos em um curral construído de maneira improvisada no terreno.
Agentes da Divisão de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária emitiram um termo de visita que foi entregue ao responsável pelos animais. Também foi oferecido um prazo de 30 dias para a retirada dos cavalos do local. Após este período uma nova inspeção será realizada e em caso de descumprimento será feita a apreensão dos animais.
O responsável pelo setor de Controle de Zoonoses, João Alexandre Bittencourt, explicou a ação realizada. “Apesar de os animais estarem em bom estado e bem tratados, a lei proíbe essa criação no município. O que está sendo feito é o cumprimento da lei”, afirmou João Alexandre, acompanhado do veterinário da Vigilância Sanitária, Ruyclon Oliveira.
A operação contou ainda com o apoio da Subsecretaria de Ambiente.