Meriti inicia implantação dos Nupdecs para prevenção de desastres

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Defesa Civil de São João de Meriti realizou a primeira reunião do projeto de implantação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) no município. Os Nupdecs são grupos formados por moradores voluntários que atuam em parceria com a Defesa Civil para identificar sinais de risco, prevenir desastres e sensibilizar a comunidade para práticas que reduzam essas ameaças. Além disso, buscam preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população. O projeto segue diretrizes do Sistema e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e a capacitação dos voluntários será oferecida pela própria Defesa Civil.

A mesa do evento foi composta pelo Secretário de Defesa Civil de São João de Meriti, Rodrigo de Andrade Henriques (Drigão) e a equipe da secretaria, pelo Secretário de Governo, Alírio Montebrune, e pelo Subsecretário de Assuntos Religiosos, Ednilson Fontes. Durante a reunião, foi destacada a importância de integrar diferentes setores da sociedade, como igrejas, escolas e associações de moradores, para fortalecer a atuação dos Nupdecs na cidade.

O Secretário de Defesa Civil, Drigão, ressaltou a necessidade de implantar os Nupdecs no município, que atualmente não possui nenhum grupo desse tipo. “… Eles são nosso braço de apoio nas regiões da cidade, criando um elo entre a sociedade civil e a Defesa Civil. Nós vamos treiná-los para que, em situações de chuvas e alagamentos, saibam como atuar em ações emergenciais e preventivas. Hoje, São João de Meriti possui 12 sirenes e 172 pontos de potencial risco”, afirmou.

Com a implantação dos Nupdecs, a Defesa Civil de São João de Meriti busca fortalecer a prevenção de desastres e ampliar a participação da população nesse processo. A expectativa é que a iniciativa contribua para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos e crie uma cultura de prevenção no município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!