Meriti reinaugura mais uma escola após reformas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Os alunos curtem a Brinquedoteca, um dos novos espaços da escola Foto: Luiz Alberto Vieira
Os alunos curtem a Brinquedoteca, um dos novos espaços da escola
Foto: Luiz Alberto Vieira

Uma manhã de festa. Foi nesse clima que aconteceu a reinauguração da Escola Municipal Dr. Christovam Berbereia, ontem, no bairro São Matheus. Das 62 unidades da rede, a Christovam Berbereia é uma das 49 que passaram por obras de melhoria em suas instalações. Foi feita pintura geral, revestimento interno e externo em cerâmica, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, substituição de esquadrias e revisão do telhado. Além disso, com a reforma, a escola passou a ter o acréscimo de duas salas de aula, ganhou acessibilidade, brinquedoteca, sala de leitura e um parquinho para as crianças da Educação Infantil.
Durante a solenidade, o prefeito falou aos moradores sobre a importância da educação: “Quando você educa seu filho, você o prepara para um futuro melhor do que o que tivemos. O papel da educação é esse: transformar, melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por isso que investimos tanto em Educação.”
Com essa unidade, já são 49 escolas entregues somente nesse período de 6 anos de governo. Segundo o prefeito afirmou, até o fim do mês outra unidade reformada será reinaugurada. É a Creche Renascer, que será reinaugurada no dia 27 de abril. E ainda tem mais: “A Renascer será a 50ª escola reformada. Alem dessas 50, até o final do ano que vem, vamos entregar todas as 62 escolas do município prontas, reformadas, bem cuidadas. E não é só obra, não é só pintura, não é só reforma. É ampliação de estrutura e qualidade educacional, também”, disse o prefeito, aplaudido pelo grupo de alunos, pais, equipe escolar e comunidade do entorno que fizeram questão de participar do evento e juntos celebrar as melhorias da escola.
Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila de Lucas, o dia era mesmo de comemoração e agradecimento: “Obrigada a todos que trabalharam e ajudaram para essa maravilha de escola ficar pronta”, disse ela, lembrando que, com a reinauguração tanto da Berbereia quanto da Creche Renascer, São João de Meriti conseguirá universalizar a Educação Infantil: “Mais crianças de 4 a 5 anos na escola, mais acesso. Estou muito feliz por essa dádiva, por essa conquista.”

Uma conquista de todos
Para os familiares dos alunos, ver as melhorias da escola era motivo de alegria. “Moro no bairro e meus netos estudam aqui. Antes, a escola estava bem feia e destruída. Agora, dá alegria no coração ver que está assim tão bonita para receber nossas crianças”, contou a diarista Luciane Paes, de 48 anos, avó do pequeno Pietro Henrique Paes, de 5 anos, que estuda na Educação Infantil.
A dona de casa Flávia Pereira, de 29 anos, também aprovou o que viu: “Meu sobrinho gosta de ir à escola. Agora, acho que ele vai ter mais prazer, ainda, de vir pra cá”, disse sobre o menino Breno Pereira, de 5 anos, que também é da Educação Infantil. “Gostei do parquinho. Gostei de tudo”, contou Breno.
O corpo docente também era só alegria. Para a professora Adriana Georgina, de 45 anos, que trabalha há cinco anos na Berbereia e há 12 é da rede municipal, a obra na escola resgatou o respeito e a cidadania das pessoas: “Possibilitar um bom ambiente de trabalho aos profissionais da educação, possibilitar um ambiente agradável aos estudantes é resgatar a autoestima das pessoas, é regatar a o respeito e a cidadania de cada um de nós. Estamos todos muito felizes com o resultado da obra. Com certeza, é uma conquista de todos nós.”
Para a professora Sandra Maria de Santana, de 44 anos, que leciona há três anos na unidade, a escola estava precisando passar de um olhar especial: “Nossa, a situação estava precária, mesmo. Suja, mal cuidada, era escura. Com o início das obras, há uns 3 anos, tudo passou a melhorar. Agora, está linda. Mudou bastante coisa. Aliás, mudou tudo.”
Deise de Souza Oliveira, diretora da escola, estava emocionada: “A reforma nos trouxe mais dignidade. Agora, somos uma escola alegre e solar, como deve ser o ambiente escolar. Só temos a agradecer ao prefeito, à nossa secretária e a todos os envolvidos nesse projeto. É tudo um desafio. Lidar com a educação de crianças é uma responsabilidade, mas também um grande prazer.”

Esforço conjunto
Para o Secretário de Obras, Ambiente e Defesa Civil, Rodrigo Henriques Drigão, a reforma da Berbereia foi uma obra importante porque não se limitou à reforma do espaço. Ela aumentou o espaço físico: “Antes da obra, atendia a 206 alunos. Agora, a capacidade é de 300 alunos. Além disso, ganhou acessibilidade, que também é muito importante, ganhou sala de leitura, brinquedoteca. É isso: quem tem mais conforto, estuda melhor”, afirmou Drigão.
Outra melhoria é o trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, que vem atuando no entorno da escola. De acordo com Alírio Montebrune, o secretário de Serviços Públicos, só na última semana foram retirados seis carros abandonados do local e 26 caminhões de entulho (contabilizando um total de 340 toneladas de entulho). Além disso, foi realizada a operação Tapa-Buracos em 10 ruas próximas à Christovam Berbereia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!