Mesquita abre a Semana de Conscientização e Luta da Pessoa com Deficiência

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Cidade comemora conquistas obtidas em prol da inclusão de pessoas com deficiência com uma série de atividades Foto: Francisco Filho
Cidade comemora conquistas obtidas em prol da inclusão de pessoas com deficiência com uma série de atividades
Foto: Francisco Filho

O Auditório Zelito Viana, na Prefeitura de Mesquita, ficou lotado na manhã desta segunda-feira, dia 9, durante a abertura da Semana Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência: Valorizando as Diferenças.  O objetivo é garantir os direitos, a inclusão social e a acessibilidade das pessoas com deficiência, comemorar as conquistas e elaborar novas políticas de inclusão.
Durante a abertura do evento, o secretário de Defesa da Pessoa com Deficiência e dos Idosos, Wellington Oliveira, ressaltou o avanço conquistado por Mesquita ao elevar a coordenadoria do Deficiente ao status de secretaria e citou alguns dos projetos desenvolvidos pela Semdepdi, como o Papo Inclusivo, que teve mais uma edição também nesta segunda-feira, na Escola Municipal Roberto Silveira, em Edson Passos, juntamente com a campanha de conscientização no trânsito e acessibilidade.
“Hoje nós contamos com ônibus e vans adaptadas para o transporte da pessoa com deficiência, temos uma academia adaptada dentro da Vila Olímpica, brinquedos para crianças com deficiência na Praça Elizabeth Paixão e o projeto Lazer Eficiente, que promove vários passeios. Temos o Mapa para Pessoas com Deficiências e uma série de conferências, palestras e campanhas de conscientização que são realizadas ao longo do ano”, ressaltou Wellington.
Os participantes discutiram ainda a precariedade da acessibilidade para deficientes, sobretudo na Baixada Fluminense, e ressaltaram os progressos alcançados por Mesquita, cidade pioneira em medidas de inclusão. O grupo ressaltou ainda a necessidade de continuar promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida para essa parcela da população.
O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rafael Jardim, da subsecretária de Assistência Social Selma Rocha, do subsecretário de Governo e Planejamento, Paulo Vitor Queiroz, e das vereadoras Adna Louzada e Cris Gêmeas.
A programação prossegue até a próxima sexta-feira, com Dia da Beleza, hoje, na Assidef, em Cruzeiro do Sul, amanhã com o lançamento do projeto “Não sou deficiente. E se fosse?”, na prefeitura, no dia 12 com o “Eu também Sei Brincar, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, e o encerramento, dia 13, será com a Roda de Conversa, quando pessoas com deficiência vão contar suas histórias de superação no auditório Zelito Viana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!