
Foto: Francisco Filho
O Auditório Zelito Viana, na Prefeitura de Mesquita, ficou lotado na manhã desta segunda-feira, dia 9, durante a abertura da Semana Municipal de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiência: Valorizando as Diferenças. O objetivo é garantir os direitos, a inclusão social e a acessibilidade das pessoas com deficiência, comemorar as conquistas e elaborar novas políticas de inclusão.
Durante a abertura do evento, o secretário de Defesa da Pessoa com Deficiência e dos Idosos, Wellington Oliveira, ressaltou o avanço conquistado por Mesquita ao elevar a coordenadoria do Deficiente ao status de secretaria e citou alguns dos projetos desenvolvidos pela Semdepdi, como o Papo Inclusivo, que teve mais uma edição também nesta segunda-feira, na Escola Municipal Roberto Silveira, em Edson Passos, juntamente com a campanha de conscientização no trânsito e acessibilidade.
“Hoje nós contamos com ônibus e vans adaptadas para o transporte da pessoa com deficiência, temos uma academia adaptada dentro da Vila Olímpica, brinquedos para crianças com deficiência na Praça Elizabeth Paixão e o projeto Lazer Eficiente, que promove vários passeios. Temos o Mapa para Pessoas com Deficiências e uma série de conferências, palestras e campanhas de conscientização que são realizadas ao longo do ano”, ressaltou Wellington.
Os participantes discutiram ainda a precariedade da acessibilidade para deficientes, sobretudo na Baixada Fluminense, e ressaltaram os progressos alcançados por Mesquita, cidade pioneira em medidas de inclusão. O grupo ressaltou ainda a necessidade de continuar promovendo ações em prol da melhoria da qualidade de vida para essa parcela da população.
O evento contou ainda com a participação do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Rafael Jardim, da subsecretária de Assistência Social Selma Rocha, do subsecretário de Governo e Planejamento, Paulo Vitor Queiroz, e das vereadoras Adna Louzada e Cris Gêmeas.
A programação prossegue até a próxima sexta-feira, com Dia da Beleza, hoje, na Assidef, em Cruzeiro do Sul, amanhã com o lançamento do projeto “Não sou deficiente. E se fosse?”, na prefeitura, no dia 12 com o “Eu também Sei Brincar, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro, e o encerramento, dia 13, será com a Roda de Conversa, quando pessoas com deficiência vão contar suas histórias de superação no auditório Zelito Viana.