
Um passo importante foi dado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Mesquita, na quinta-feira (16). Foi realizada a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A cerimônia aconteceu em uma reunião na Casa da Cultura Espírita, tradicional templo, no Centro da cidade. Esta foi a primeira vez desde a emancipação do município, ocorrida em 1999, que um conselho deste tipo é criado.
De acordo com o coordenador de Promoção de Igualdade Racial, Cláudio Macalé, a criação do conselho busca reduzir o preconceito que ainda existe, num esforço conjunto do poder público e da sociedade civil. “Pela primeira vez, em dezenove anos a sociedade civil senta na mesma mesa para conversar com o governo na luta antirracista e contra a intolerância religiosa. Essa discussão cria um marco político e social muito grande no avanço da igualdade racial”, reforça ele.
Ainda, segundo o coordenador, as políticas públicas que podem resultar desta articulação coletiva serão ainda mais importantes pelas características demográficas de Mesquita. A cidade tem uma das maiores populações negras do Estado, proporcionalmente, nos dados do IBGE. No último censo realizado em 2010, ela aparece com 64% dos 168.376 moradores identificando-se como negros.
No Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial foram empossados 8 membros, representantes governamentais e da sociedade civil ligados à cultura, educação e religião. “Um momento único, estar empossando este conselho de promoção de igualdade racial de forma inédita em Mesquita. Fico muito feliz deste feito estar acontecendo na minha gestão, temos a oportunidade de realizar essa discussão junto à sociedade civil e realmente criarmos uma política sustentável”, analisa a secretária da SEMAS, Cristina Quaresma.