
Foto: Carla Josephyne
A Prefeitura de Mesquita inaugurou ontem a Residência Terapêutica I, abrigará dez pacientes resgatados de extintos manicômios e que perderam vínculos familiares. A unidade, que funciona na Rua Dom Jaime Câmara 170, em Santa Terezinha, ao lado do prédio da secretaria de Saúde, é uma moradia para portadores de transtornos mentais com assistência de cuidadores 24 horas. O objetivo é a reinserção dos pacientes no convívio social.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do município, Márcia Cristina Bezerra, o local é uma moradia que conta com auxílio de cuidadores, mas o tratamento continuará a ser feito nos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) e na Unidade Básica Nossa Senhora das Graças, que fica próxima à residência, quando houver necessidade de tratamento médico.
O secretário de Saúde, Ricardo Xavier, enumerou os avanços que Mesquitatem alcançado no setor de saúde pública. “Apesar da crise financeira que assola o país, nós estamos conseguindo conquistas importantes no setor. Este é o 11º equipamento entregue à população nos últimos 15 meses e tem um gosto especial, pois visa recolocar essas pessoas de volta no convívio social, dando uma vida digna e o tratamento necessário”, frisou.
O secretário destacou também a entrega do Centro de Reabilitação em Ortopedia e Mamografia (Crom), a diversidade dos serviços oferecidos pela Policlínica Municipal e a reforma de várias postos e unidades básicas de saúde em diferentes bairros. Ele anunciou ainda a reforma do Caps Casa Verde, no Centro, que já foi licitada e deverá começar nos próximos meses.