
Foto: Francisco Filho
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Mesquita, por meio da secretaria de Saúde, está implementando o sistema informatizado para controle de vacinação em todas as unidades básicas de saúde da cidade, que permitirá o acesso às informações de qualquer lugar do país.
O controle, que até então era feito por meio de uma caderneta de papel, passa a ser totalmente digital até o final de março deste ano. A medida foi elaborada visando evitar a superdosagem de anticorpos, que pode causar reações adversas, e gerar economia das doses, que durante a crise da saúde levou os estoques a déficit de 100% das vacinas antitetânica, contra as hepatites A e B, Tetraviral e DTP.
O cadastramento das doses aplicadas no paciente será feito em tempo real. Ao tomar a vacina o profissional da saúde já cadastra os dados no sistema e as informações são enviadas ao Ministério da Saúde. Sendo assim o órgão responsável fica ciente da necessidade do município de acordo com a quantidade do estoque, o que facilita o controle e a gestão dos anticorpos.