Mesquita inaugura escola com proposta inovadora

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
As matrículas da Escola Municipal Rubem Alves  irão iniciar no dia 29 de fevereiro Foto: Carla Josephyne
As matrículas da Escola Municipal Rubem Alves irão iniciar no dia 29 de fevereiro
Foto: Carla Josephyne

Mesquita ganhará sua 39ª unidade escolar da rede municipal de Educação. As matrículas da Escola Municipal Rubem Alves começarão no dia 29 de fevereiro, na própria unidade e o início das aulas está marcado para 7 de março. A unidade atenderá alunos na faixa etária de 6 a 8 anos de idade.

A iniciativa acontece após a inauguração de 3 creches este ano (nos bairros de Cosmorama, Centro e Chatuba), a nova escola a ser inaugurada no Centro terá uma proposta diferente, inspirada na experiência portuguesa da Escola da Ponte e de outras similares nacionais, como a Escola Cirandas, em Paraty, e o Projeto Âncora, em Cotia, São Paulo.

A Escola Municipal Rubem Alves será mais uma unidade de educação integral, que funcionará das 8h às 15h, na Avenida Brasil, 200, Centro, em um prédio de estrutura inovadora. De acordo com a secretaria de Educação (Semed), a proposta acaba com a estrutura de turmas e anos de escolaridade definidos. Os estudantes se articulam em grupos de interesse, que são formados e desfeitos segundo os mesmos, sempre orientados pelos professores. Uma das propostas da unidade será a assembleia de alunos, onde as crianças decidirão as regras da escola.

A nova unidade oferecerá uma metodologia diferente do cotidiano das escolas padrão. A Rubem Alves funcionará em uma casa de madeira com vários ambientes, não terá salas de aula tradicionais, mas terá diversos espaços pedagógicos. Atividades artísticas, culturais e esportivas também serão desenvolvidas com os alunos.

Segundo as secretárias de Educação, Alessandra Fernandes e Áurea Lobo, a nova unidade de ensino trata-se de uma proposta híbrida inspirada em vários pensadores da educação, como Wallon, Paulo Freire, Vigotski, Freinet e Montessori, entre outros. “Não se pode replicar uma experiência de Portugal aqui em Mesquita nos seus mínimos detalhes, mas nos inspiramos nas ideias para podermos desenhar algo mais de acordo com nossa realidade”, disse Áurea.
Mais informação ligue para Semed pelo número 3763-9704.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!