Mesquita lança o Programa Identidade Jovem

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita (SEMAS), através de sua Coordenadoria Municipal de Juventude, fez do município o primeiro da Baixada Fluminense a lançar o ID Jovem. O programa do governo federal, lançado em dezembro do ano passado em âmbito nacional, oferece gratuidade na inscrição de concursos públicos estaduais e do ENEM, passagens grátis em ônibus interestaduais e meia-entrada em atividades de cultura, esporte e lazer para jovens entre 15 e 29 anos cujas famílias estejam inseridas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais.

“Esse é um passo muito importante para os jovens de Mesquita. Não estamos apenas preocupados em atender as políticas públicas de assistência social ligadas ao município, mas fazer isso de forma eficiente. Os jovens de hoje são os adultos de amanhã e investir neles é a garantia de um futuro melhor para todos”, avalia Cristina Quaresma, a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Durante o lançamento, funcionários da Assistência Social de Mesquita receberam uma capacitação promovido pela Secretaria Nacional de Juventude. A cerimônia lotou a plateia do Centro Cultural Mister Watkins, no Centro de Mesquita, e reuniu também diversos jovens da cidade.

“Estamos na Secretaria de Assistência Social e estaremos nos CRAS da cidade, disponibilizando ajuda para os jovens que quiserem se cadastrar e que estejam no perfil exigido. Caso tenham dificuldades, podem nos procurar na própria Coordenadoria Municipal de Juventude, a COMJUV, onde poderemos até imprimir a carteirinha para quem precisar”, avisa o coordenador da COMJUV, Lucas Souza.

O Brasil tem hoje cerca de 58 milhões de estudantes, sendo mais de 15 milhões aptos a emitirem suas carteirinhas do ID Jovem. Deste total, mais de 20% está concentrado no estado do Rio de Janeiro, com mais de 792 mil jovens inseridos no CadÚnico, com renda familiar abaixo de dois salários mínimos. Quem já tem um número de NIS pode se inscrever através do aplicativo de programa, a partir de um smartphone ou tablete, por exemplo, ou pelo site http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!