A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SETRADE), em parceria com as secretarias de Educação (SEMED) e de Assistência Social (SEMAS) e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), realizou na manhã desta segunda-feira (18), um encontro para promover a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.
Sediado no Auditório Zelito Viana, o encontro contou com a participação do secretário e subsecretário da SETRADE, Janyr Menezes e Fábio Baiense, respectivamente; da secretária da SEMED, Thaís Lima; da diretora de Educação Especial, Ilzanir Santos; da secretária da SEMAS, Cristina Quaresma e do diretor de Direitos Humanos de Mesquita, Flávio Rossine.
Janyr Menezes enfatizou a importância de manter um debate sobre as políticas públicas de inclusão. “Creio que esse encontro tem como o objetivo o desenvolvimento e o debate sobre questões tão importantes como a inclusão. Seja na escola, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo, ela deve acontecer sempre”, disse. O subsecretário Fábio Baiense resumiu que a inclusão deve acontecer diante de uma mudança. “As pessoas devem estar preparadas para isso, e este é o nosso maior desafio”.
Para Syvia Soares, supervisora da coordenação de programas especiais do CIEE/RJ, a inclusão é uma via de duas mãos. “De um lado temos a pessoa com deficiência que se esforça e vai em busca de sua qualificação, e do outro temos as empresas e a sociedade que se preparam para receber e ajudar no desenvolvimento e crescimento de cada um”, explica Syvia.
A proposta do evento foi de promover o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, buscando conscientizar e sensibilizar as empresas para essa integração, além de informar e orientar a pessoa com deficiência sobre seus direitos e de como acessá-los. Durante o evento as pessoas com deficiência do município foram cadastradas no “Programa Aprendiz Legal do CIEE”.