No próximo dia 21 de março haverá o lançamento do documentário “Jovens, Cidadãos, Brasileiros e seus Desafios”. Durante as gravações, a produção do filme teve o apoio da Prefeitura de Mesquita, por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual, que indicou locações e captou personagens na cidade para contar histórias de vida. Nesta quinta-feira, dia 10, os selecionados participaram de um bate-papo na sede da coordenadoria, no Centro.
Gravado também em outros municípios da Baixada Fluminense, o filme teve o objetivo de registrar como jovens brasileiros homossexuais, soropositivos e outros enfrentam os dilemas do dia a dia. O projeto foi conduzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) e a primeira exibição oficial será no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
A ação faz parte do projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre jovens. “O documentário vai dar visibilidade para as questões da diversidade sexual e racial que às vezes ficam esquecidas frente às outras questões dos jovens da Baixada”, comentou Manoel Ferreira, o Neno, da Coordenadoria Municipal de Diversidade Sexual.
O documentário foi dirigido pelo cineasta Vágner de Almeida. Pessoas de diversas idades, selecionadas pela equipe de produção, foram entrevistadas durante as filmagens. Entre elas estava o ator Wagner Moreira, 37 anos. “Pude expor minha opinião sobre a questão do emprego para as pessoas homossexuais, um assunto importante que deve ser abordado”, disse ele, que mora no Centro de Mesquita.
