
Foto: Marcelle Abreu
Representantes da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (MS) realizaram visita técnica na base do Samu Nova Iguaçu e na UPA Municipal de Comendador Soares para verificar se as unidades estão funcionando conforme estabelece o Ministério. A ação aconteceu na segunda-feira (11).
“Nossa visita é para qualificar as unidades. Acreditamos que em 20 dias seja divulgado o resultado do relatório que estamos elaborando”, explicou Mariana Torres, ao lado de Anderson Messias, ambos analistas técnicos de políticas sociais do MS.
O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Emerson Trindade, está otimista. “É importante mostrar nossa realidade para o Ministério. Estamos enfrentando dificuldades, mas continuamos investindo e melhorando a qualidade do atendimento. Não deixamos de atender ninguém, nem mesmo os pacientes de outras cidades. No Samu saltamos de 1.421 atendimentos em 2012 para 10.468 em 2015, um aumento de mais de 700%. Nas unidades 24 horas a procura também tem sido cada vez maior”, acrescentou Emerson Trindade.
O Coordenador Estadual da Rede de Urgência e Emergência do Rio de Janeiro, Eduardo Lenine e servidores da Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu também participaram da visita.
Secretário vistoria Clínicas da Família

Foto: Marcelle Abreu
No dia seguinte a visita dos representantes do Ministério da Saúde o secretário Emerson Trindade foi acompanhar de perto o atendimento nas Clínicas da Família de Corumbá, Figueira e Boa Esperança, além da UBS Rancho Novo. Pacientes conversaram com o secretário e algumas foram atendidas por ele. “Fico muito feliz em poder estar nas unidades, ver como tudo está funcionando, atender as pessoas e ouvir sugestões e reclamações”, explicou Trindade.
“Gostei muito de ver o secretário e sua equipe aqui. É sinal de que ele está preocupado com o que acontece nos postos. Pelo menos eu não tenho nada a reclamar. Resolvo tudo com minha agente de saúde e sou sempre bem atendida quando preciso”, afirmou a dona de casa Vilma Alencar da Silva, moradora do bairro Corumbá.
Outras unidades também serão visitadas, mas o secretário não divulgou a programação.