
(Cláudio Nunes / PMBR Divulgação)
O ministro do Esporte, Leandro Cruz, esteve em Belford Roxo e participou do encerramento do curso de capacitação de profissionais e estudantes de educação física para trabalhar no Programa de Esporte e Lazer (PELC) do município. O evento, no Ciep 177 – Constantino Reis, em São Bernardo, reuniu 320 inscritos.
Além do ministro, a solenidade contou com a presença do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Celso Miranda (que representou o prefeito Waguinho), a vereadora Enira Ranuzia, a diretora do Ciep Constantino Reis, Vera Lúcia, entre outras autoridades. O Núcleo de capoeira da Vila Olímpica e a equipe de caratê da Físico e Forma fizeram uma apresentação e os representantes do Ministério dos Esportes, além de Leandro Cruz, receberam uma Moção da Câmara de Vereadores, do presidente da Casa, Marcinho Bombeiro.
Foram três dias de treinamento. O primeiro dia do curso contou com palestras e apresentação do programa. O segundo e o terceiro dia, os participantes tiveram contato com a parte prática. O Governo Federal enviou um coletivo de formadores, entre eles, Jedson Magalhães (orientador pedagógico), Patrícia Gomes (técnica do convênio) e os professores Paulo Lacerda, Silvano Coutinho e Luiz Carlos.
Objetivos do PELC
O Programa de Esporte e Lazer (Pelc) foi criado em 2003 pelo Ministério do Esporte e se dá a partir de implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer localizados em regiões urbanas, rurais ou comunidades. O objetivo é democratizar o acesso ao lazer e esporte recreativo. Nos núcleos as manifestações esportivas são planejadas e desenvolvidas, tendo como cenário de atuação as praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais.
O secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, destacou a importância da capacitação para os participantes. “Nossa expectativa é de superar o número estimado de pessoas a serem atingidas pelo programa”, disse. O secretário executivo da pasta, Maurício Fidelis, contou que a luta foi grande para a implantação do programa. “O PELC estava na gaveta há dois anos e ao assumir, o prefeito Waguinho viu a necessidade de colocá-lo em prática. Foi uma corrida contra o tempo. Mas graças aos esforços de toda a nossa equipe, conseguimos reativá-lo. O esporte é vida”, disse Maurício. O secretário executivo da pasta, Andrew Renato, o Renatinho, também falou da importância do projeto para o município. “O PELC vai democratizar o acesso ao lazer e ao esporte em Belford Roxo”, acrescentou.
Transformação de vidas
Segundo o ministro do Esporte, Leandro Cruz, uma das funções do PELC é transformar vidas. “Além de dar oportunidades a esses profissionais de Educação Física de aprimoramento em suas carreiras, vamos ajudar também a crianças, jovens, adultos e até mesmo os idosos que não têm oportunidades de participar de atividades esportivas. Quem sabe não teremos aqui na cidade de Belford Roxo grandes talentos revelados através do projeto”, enfatizou.