
Foto: Charles Souza
O aniversário de 183 anos de Nova Iguaçu, comemorado hoje, contará com uma grande programação. Às 10h, uma missa solene, liderada pelo bispo Dom Luciano Bergamin, com a presença do prefeito Nelson Bornier, será celebrada na catedral de Santo Antônio, no Centro da cidade. Em seguida, o prefeito depositará flores no busto de Comendador Francisco Soares, fundador da cidade de Nova Iguaçu, localizado na Praça da Liberdade, também no Centro.
Amanhã, às 9h, um torneio de basquete de rua (2×2) no Garrafão da Fama, que fica na Vila Olímpica da cidade, segue com as festividades de aniversário. Serão 16 duplas disputando ponto a ponto. A equipe vencedora levará pra casa o troféu “Nova Iguaçu 183 anos”. E encerrando as festividades, no domingo (17), acontece a tradicional corrida e caminhada de cinco quilômetros, que reunirá dois mil atletas na Via Light. O evento tem largada prevista para as 8h30.
Atletas profissionais e amadores são esperados para a prova. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 5 de janeiro na loja Danopé Esportes, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1818, no Centro de Nova Iguaçu. A corrida é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Para participar é preciso pagar a taxa de R$ 30, que dará ao atleta um kit contendo camisa e sacola do evento. Os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino ganharão troféus e todos os inscritos que completarem a prova recebem medalha.
Interdições durante evento esportivo

Foto: Thiago Loureiro
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), vai interditar o tráfego de veículos em alguns trechos da Via Light, no Centro, no próximo domingo (17), da meia-noite às 13h, para a realização da corrida e caminhada.
A interdição será feita no trecho entre as ruas Coronel Francisco Soares e Capitão Sena, sentido Pavuna. O itinerário alternativo deverá ser feito pela Rua Coronel Francisco Soares e Avenida Marechal Floriano Peixoto. A SEMTMU também fechará o tráfego entre as ruas Professor Paris (em toda a sua extensão) e Capitão Chaves, sentido Comendador Soares. O itinerário deverá ser feito pelas ruas Oscar Soares, Antônio Rabelo Guimarães e Coronel Francisco Soares.
Importante ressaltar que a Avenida Marechal Floriano Peixoto seguirá com mão dupla de direção entre as ruas Professor Paris e Capitão Chaves. Nesses locais, o estacionamento de veículos estará proibido. O itinerário alternativo para quem trafega pela Rua Professor Paris será pela Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rua Capitão Chaves e Via Light.
Nova Iguaçu festeja 183 anos com uma Prefeitura organizada e com ações planejadas, o que não existia antes do nosso retorno ao comando da administração municipal. Em 1997, ao assumirmos nosso primeiro mandato no Executivo desta cidade, encontramos muitos problemas: toneladas de lixo nas ruas e salários atrasados. Resolvemos em poucos meses estes problemas e avançamos na urbanização de bairros, na construção de escolas e na recuperação de unidades mistas de saúde. Fomos reeleitos e implementamos o maior pacote de obras que o município já viu. Fizemos um shopping a céu aberto, tiramos do papel a Via Light e urbanizamos mais de uma centena de bairros. Agora, neste terceiro mandato, herdamos o caos e por isso tivemos que fechar a Prefeitura por 15 dias para tomar pé da situação financeira. Herdamos mais de R$ 1 bilhão em dívidas, uma maternidade pública fechada e escolas caindo aos pedaços. Nestes últimos anos de governo, apesar da crise financeira provocada pela queda da arrecadação federal, já entregamos 21 novas clínicas da família, recuperamos o Hospital da Posse, que ganhou uma nova Emergência, reabrimos a já começamos a duplicar a maternidade Mariana Bulhões. O momento é muito difícil, mas estamos avançando na saúde, na educação e na construção de casas populares. E mais: vamos começar as obras de recuperação do Hospital de Iguaçu e construiremos mais 14 novas clínicas da família, aumentando nossa oferta de serviços na saúde pública. Vamos continuar construindo praças, urbanizando bairros e ampliando nossa oferta de vagas na educação.