
Juliane Rebello
Depois de ter retomadas as obras do quarto andar, inaugurar dez novos leitos no CTI (Centro de Terapia Intensiva), a nova ala psiquiátrica e de convivência de pacientes, além de reformar e abastecer a farmácia, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, vai ganhar um centro cirúrgico, com seis salas reformadas e equipamentos de última geração. O espaço será inaugurado amanhã.
O hospital recebe pacientes do município e de várias cidades da Região Metropolitana, foi construído e inaugurado em 2008 pelo prefeito Washington Reis. Durante os últimos oito anos, a unidade ficou praticamente sem manutenção e as salas e equipamentos ficaram deteriorados. As seis salas do novo centro cirúrgico foram completamente reformadas e modernizadas, com novas estativas, teto de gesso, pintura e outras alterações na infraestrutura.
Desde o início do ano passado, quando o prefeito Washington Reis assumiu o Executivo Municipal, a Saúde tem sido tratada como uma das principais prioridades da Prefeitura. O novo centro cirúrgico do HMMRC é mais uma importante realização que permitirá que os pacientes sejam tratados com muito mais segurança, conforto e tecnologia.
Atualmente, o hospital conta com 320 leitos e capacidade para realizar 900 cirurgias por mês. Possui dois CTIs, uma unidade intermediária para atendimento neonatal e ala psiquiátrica. Após a conclusão da reforma no quarto andar, a Prefeitura ampliará o número de leitos no hospital, com 56 novas vagas de enfermaria. A unidade é considerada referência em cirurgias de emergência e maternidade de baixo risco. O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica localizado à Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias.