Moacyr do Carmo tem nova turma de Residência Médica

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O secretário Camillo Junqueira deu as boas-vindas aos novos residentes Foto: Divulgação / PMDC
O secretário Camillo Junqueira deu as boas-vindas aos novos residentes
Foto: Divulgação / PMDC

A segunda turma do Programa de Residência Médica do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo / Universidade UNIGRANRIO participou nesta quarta-feira (2/3), da aula inaugural no auditório da unidade. A turma tem cinco novos médicos que fazem parte dos programas de acesso direto com pós-graduação nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Anestesiologia. O secretário municipal de Saúde, Camillo Junqueira; o diretor do hospital, Magno Loureiro; o coordenador da Residência Médica, Mauro Monteiro; e o representante da Unigranrio, Valter Gabriel Malulli deram as boas-vindas aos novos residentes.
“Todos nós sabemos o quanto trabalhamos para que esse Programa de Residência Médica acontecesse efetivamente. Quando assumimos a secretaria em 2013, encontramos o hospital em uma situação bem difícil. Tivemos todo cuidado para implementar esse programa. Temos excelentes profissionais aqui. Nosso trabalho é para transformar a unidade em um hospital de referência no ensino. Um hospital melhor qualifica pessoas e estimula os funcionários. Espero que possam aproveitar esse período de aprendizado”, destacou o secretário Camillo Junqueira.
Representando o reitor da UNIGRANRIO, o médico Valter Gabriel Malulli parabenizou os novos residentes e falou sobre o papel da universidade nesse processo. “Essa é mais uma vitória para vocês. É fundamental a participação da universidade no município em que atua. Nosso objetivo é dar apoio para que o conhecimento avance. Medicina se aprende fazendo, não existe outra maneira e é por isso que a residência médica é importante. Aproveitem essa oportunidade. Honrem o hospital onde vocês estão trabalhando”, afirmou.
Residência Médica
O Programa de Residência Médica no hospital municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Unigranrio. A primeira turma teve início em 2015 e contou com quatro médicos que fazem parte dos programas de acesso direto com pós-graduação nas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral. Para 2016, o programa foi ampliado. Além das áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral, haverá Anestesiologia. O programa atende as Normas e Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
A segunda turma é formara por Ederson Oliveira dos Reis (Clínica Médica), Karine de Lima e Souza (Cirurgia Geral), Vitoria Augusta Laurindo Myrrha (Cirurgia Geral), Dayane Giostri Cardoso Rampinelli (Anestiologia), David Shelomon Simões de Lima (Anestesiologia).
“Estou ansiosa pelo início do programa. Espero que o ensino e aprendizagem sejam motivadores”, disse a residente Dayane Rampinelli, que cursou medicina na Unigranrio.
O Programa de Residência Médica terá regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, totalizando 2.880 horas anuais, regulamentado pelo Decreto Federal nº 80.281, de 05/09/77, pela Lei Federal nº 6.932 de 07/07/81.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!