Setor analisa condições do tempo e do clima, gerando informações como a chegada de frentes frias e ocorrências de chuvas, tempestades e ventos fortes, entre outras – Em Mesquita, o Centro de Controle Operacional (CCO) atua em vários segmentos no que diz respeito à promoção do bem-estar social dos moradores. Segurança, Ordem Pública, Trânsito e Defesa Civil são algumas das equipes mais associadas ao assunto, porém há outro setor que exerce um papel bastante importante no trabalho operacional da cidade: o de Meteorologia. É nele que acontece o monitoramento diário das condições do tempo e do clima, gerando informações que serão essenciais para antecipar possíveis cenários de crise decorrentes de fenômenos meteorológicos, como a chegada de frentes frias e ocorrências de chuvas, tempestades e ventos fortes, entre outras.
Atualmente, quem comanda o setor no CCO é a meteorologista Christiane Nascimento, que também é mestre em Engenharia de Biossistemas e tecnóloga em Gestão Ambiental. No seu dia a dia, a profissional realiza a análise atmosférica de forma frequente para estabelecer a previsão do tempo apenas para o município de Mesquita. A partir disso, ela consegue conceber dados indicadores sobre a performance climática esperada em um período de quatro em quatro em dias, que é divulgada na aba “Meteorologia – Previsão do Tempo”, dentro do próprio site e nas redes sociais do Centro de Controle Operacional. Para isso, Christiane faz uso de sistemas e portais de meteorologia a fim de obter informações sobre temperatura, vento, chuva, pressão atmosférica e radiação solar.
“O trabalho se baseia no estudo de diversos modelos numéricos, que nos levam às interpretações, como a possibilidade de umidade, divergência, convergência ou instabilidade. Também conseguimos indicar a quantidade de nuvens no céu e se vai ventar ou se vai chover. Para estabelecer essa previsão do tempo, é necessário fazer a análise e o monitoramento da atmosfera constantemente, porque as variáveis podem se alterar de tal forma a modificar toda a previsão obtida anteriormente. Essa é uma forma de chegarmos a resultados mais precisos e certeiros. Isso aconteceu muito na estação do verão, que terminou agora há pouco, porque é nele que costuma haver uma instabilidade maior na atmosfera, provocando aquelas chuvas mais fortes no final das tardes”, especifica Christiane Nascimento.
Como já mencionado, a partir dessas previsões, as demais equipes técnicas do CCO conseguem se preparar melhor para o caso de ocorrências de urgência, saindo na frente na hora de tomar decisões e oferecer respostas mais rápidas à sociedade. Nesses casos, a orientação do setor de Meteorologia ao cidadão mesquitense é para que ele se inscreva no sistema de alertas de tempo severo da Defesa Civil de Mesquita. O cadastro é gratuito: basta apenas enviar um SMS com o número do CEP da residência para o contato 40199 ou mandar uma mensagem para o WhatsApp (21) 97299-3223. A plataforma também oferece outras orientações, como a maneira certa de agir segundo o risco de desastres, causados por inundação, vendaval, deslizamento, etc. Foto: Luan de Brito