
Relembrar as brincadeiras da velha infância e mostrar para as crianças que ainda é possível se divertir e ser feliz sendo apenas o que elas são: crianças. Este é o objetivo de um grupo de moradores do bairro Jardim Palmares, em Nova Iguaçu, que promove hoje uma grande festa em celebração ao Dia das Crianças.
A comemoração será na Rua Laranjeiras, na esquina com a Rua Pedro Henrique, e deve reunir centenas de meninos e meninas que irão participar de atividades esportivas e recreativas. Haverá golzinho, corrida de 100 metros livres, queimada e corrida de bicicleta, além de corrida do saco, corrida com ovo na colher, piscina de bolinhas, pula-pula e pintura facial.
Pai da Esther Victoria, de 5 anos, e do Arthur, de 2, o comerciante Divaldo de Paula Borcard, 33, conhecido no bairro como Bado, é um dos idealizadores do evento. Segundo ele o objetivo é poder, pelo menos no Dia das Crianças, oferecer aos baixinhos aquilo que eles deveriam ter durante o ano inteiro.
“Nosso bairro é muito carente, não temos praças, parque para as crianças, atividades culturais. Nossos meninos e meninas não brincam nas ruas, vivem dentro de suas casas. Queremos juntar todos eles e promover uma grande interação”, explica Bado.
A ideia de fazer a festa surgiu há três meses, quando a vizinhança se uniu na organização. E uma das mais empenhadas na realização do evento é a dona de casa Luciene Pereira, 27 anos. Ela, que é mãe do Felipe Gabriel, de 11, e está grávida de oito meses de Camila, conta que a festa pode ser um divisor de águas na vida dos moradores de Jardim Palmares.
“Nós tivemos a liberdade de ter infância brincando nas ruas, mas nossos filhos não a têm. A criminalidade cresceu muito, principalmente o número de roubos. Estamos perdendo muitos jovens para o crime. Acho que pequenas ações como esta que estamos organizando podem ajudar a evitar que mais crianças cresçam em meio à violência e entrem para este mundo”, deseja Luciene.
Brincadeiras e sorteios

Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
A festa do Dia das Crianças de Jardim Palmares começa às 8h, com um café da manhã que terá pão com manteiga, frutas, sucos e biscoitos. Em seguida, os meninos e meninas irão se inscrever nas atividades que serão realizadas ao longo do dia, e receberão um papel que dará direito a participar do sorteio de vários brinquedos, entre eles uma bicicleta. Os três primeiros colocados de cada uma das brincadeiras também serão premiados.
Ao meio-dia, haverá uma pausa para o almoço, um risoto de frango infantil preparado pelos próprios moradores. Além disso, 1.600 sacos de pipoca serão distribuídos à criançada durante todo o dia. Às 17h será feito o sorteio dos prêmios um grande bolo será distribuído aos participantes.
por Raphael Bittencourt (raphael.bittencourt@jornalhoje.inf.br)