Devido a grande procura, o projeto “Morar Legal”, promovido pela Prefeitura de Belford Roxo, ficará mais uma semana, até o próximo dia 31, na Praça Eliaquim Batista, no Centro. A iniciativa, que oferece a oportunidade dos moradores de regularizar seus imóveis, é realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico. Em um ônibus itinerante, cerca de 30 funcionários tiram dúvidas sobre a questão do registro de imóveis e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Segundo o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, este projeto além de valorizar o imóvel, contribui para elevar a autoestima dos moradores. “Tivemos um caso de um cidadão que esteve no local e que ficou feliz em poder deixar um bem como herança para seus dependentes. Isso é construir um novo tempo”, enfatizou Waguinho.
De acordo com o secretário Carlos Santos, o projeto quer facilitar a vida dos contribuintes. “Muitos moradores não tem a oportunidade ou não sabem como fazer para regularizar seus imóveis. Fizemos uma parceria com os cartórios do 1º e 3º Ofícios da Cidade para a legalização do usucapião extrajudicial”, explicou. O secretário disse ainda que a ação já atendeu mais de mil pessoas desde o seu início, no último dia 16.
A cabeleireira Ana Lúcia Veiga, de 45 anos, moradora há 35, do bairro Heliópolis, esteve na praça para regularizar o seu imóvel. “Tem mais de oito anos que tento pela Defensoria Pública e não consegui. Mas agora estou confiante”, disse.
O atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados devem levar identidade, CPF, comprovante de residência, carnê ou guia de IPTU atual ou antiga, contrato particular de compra e venda do imóvel e promessa de compra e venda da escritura, caso tenha.