Morre fundador da Compactor

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Erick Buschle, de 89 anos, estava sob cuidados médicos há alguns anos e faleceu na madrugada de ontem Foto: Antonio Batalha/ FIRJAN
Erick Buschle, de 89 anos, estava sob cuidados médicos há alguns anos e faleceu na madrugada de ontem
Foto: Antonio Batalha/ FIRJAN

Faleceu na madrugada de ontem, Erick Buschle, presidente consultivo da Compactor e conselheiro da Representação Regional FIRJAN/CIRJ, em Nova Iguaçu. O empresário, nascido na Alemanha, estava com 89 anos e segundo informações de parentes, vivia há alguns anos sob cuidados médicos. Ele será cremado hoje,às 12h, em cerimônia reservada para os familiares, no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Norte do Rio. O velório iniciará às 8h,na capela 3. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, decretou luto oficial por três dias.

Em 1953, acompanhado da família, Erick Buschle deixou a Alemanha e veio morar no Brasil. Com vocação empreendedora, no ano seguinte, deu os primeiros passos para construção da indústria, registrando a Cia. de Canetas Compactor, às margens da então recém-criada Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, até se tornar uma das principais empresas brasileiras. A indústria produz esferográficas, lapiseiras, compassos, hidrográficas, marcadores, corretivos e colas para a linha de materiais escolares e office.

O empresário presidiu a FIRJAN em Nova Iguaçu entre 1984 e 1989, e contribuiu de forma definitiva para a ampliação da atuação da Federação na região e para o desenvolvimento da indústria na Baixada Fluminense.Líderes empresariais lamentaram a morte de Buschle. “É uma grande perda para nós. Erich era um empreendedor incansável, um empresário engajado com o desenvolvimento econômico e social da Baixada”, disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.

O presidente de Representação Regional Baixada Fluminense FIRJAN/CIRJ Área I, em Nova Iguaçu, Carlos Erane de Aguiar, destacou o engajamento do empresário para a instalação de uma unidade do SENAI em Nova Iguaçu. A escola foi inaugurada em 1981, e suas oficinais batizadas com o nome do líder da Compactor. “Erich vai fazer muita falta. A sua dedicação ia além de sua empresa. Ele tinha uma forte ligação com a Baixada e se preocupava muito com o desenvolvimento da região”, lembrou Erane. Em 2013, Erich Buschle recebeu uma homenagem da FIRJAN pelas conquistas no município.

O prefeito Nelson Bornier decretou luto oficial no município por três dias pelo falecimento de Erich Buschle. Desde quando chegou ao Brasil, Buschle nunca quis se afastar de Nova Iguaçu. Viveu 62 anos na cidade, dedicando-se à empresa. “Nova Iguaçu perde um grande homem. Um empresário que sempre acreditou na cidade, persistiu e venceu. Seu amor pelo trabalho fez a Compactor ter reconhecimento internacional. A morte de Buschle deixa o município triste e um legado importante”, disse o prefeito Nelson Bornier.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!