
Um motorista de ônibus foi morto a facadas, no fim da noite deste domingo, após tentar impedir um assalto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Três jovens — entre eles uma garota aparentando 15 anos — são suspeitos da morte de Sebastião José Ribeiro. Ele acabou atingido quando ainda estava ao volante do coletivo. Um passageiro assumiu a direção do ônibus e foi até a Unidade Pré Hospitalar (UPH) Parque Equitativa, mas o motorista não resistiu aos ferimentos.
Segundo o relato de testemunhas a policiais, o ônibus da Viação Trel (linha Piabetá x Xerém) passava pela Avenida Atomóvel Clube quando, na altura do trecho conhecido como “Curva da Morte”, a garota fez sinal. Ela pediu carona ao motorista e conseguiu entrar no veículo. Ao mesmo tempo, um outro jovem, aparentando 18 anos, correu para a porta dos fundos — usada para o desembarque — e tentou entrar sem pagar.
Assustado, Sebastião fechou a porta traseira. Foi quando um terceiro jovem, que estava de bicicleta, se posicionou em frente ao ônibus e impediu que o motorista deixasse o local, dizendo: “Para, filho da p., o ônibus não sairá daqui”. Os passageiros entraram em pânico, pedindo que Sebastião fosse embora mas, antes que ele pudesse reagir, o jovem que havia tentado entrar pela porta dos fundos correu até a janela do motorista.
O suspeito subiu no canteiro que divide as pistas da Automóvel Clube e deu várias facadas em Sebastião. Ele e o rapaz que estava de bicileta fugiram em seguida. O motorista ainda dirigiu por cerca de 200 metros, mas acabou desmaiando. Foi quando o passageiro assumiu a direção. Na chegada à UPH, a menor que havia seguido no ônibus conseguiu escapar.
Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) assumiu as investigações do caso. Um inquérito foi instaurado e “todas as diligências de polícia judiciária estão em andamento com o objetivo de identificar e prender todos os envolvidos no crime”, diz o informe.