Mulheres aprendem defesa pessoal na Vila Olímpica de Belford Roxo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Maria dos Santos (à direita) gostou de participar da aula de defesa pessoal
Cláudio Nunes/PMBR/Divulgação

A Secretaria de Esporte e Lazer de Belford Roxo iniciou o projeto “Mulheres em Ação”, que consiste em aulas gratuitas de defesa pessoal para o sexo feminino. O curso, que tem 34 mulheres inscritas, dura seis segundas-feiras, das 18h às 19h30, na Vila Olímpica (Rua Lecilio, s/n, Nova Piam). A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, participou do evento. Antes de iniciar a aula, uma convidada faz palestra sobre um tema específico ligado à mulher. Nesta segunda-feira (19), a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel), Cláudia Cecília abordará a importância da Lei Maria da Penha.
O secretário-executivo de Esporte e Lazer, Jeferson Vieira, explicou que a ideia do curso não é fazer com que a mulher saia brigando sem qualquer motivo. Segundo ele, um dos objetivos é trabalhar para que elas aumentem a autoconfiança. “São noções básicas de karatê, jiu-jítsu e judô para que as mulheres aprendam a se defender de uma possível agressão. Trabalhamos também o empoderamento feminino (ação que consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos). O curso tem seis aulas, mas a ideia é expandirmos para fazermos novas inscrições”, comentou Jeferson que é graduado em judô e jiu-jítsu e um dos professores do curso. “Nestas aulas as mulheres terão conhecimento adequado das técnicas de defesa pessoal, tanto na parte técnica quanto na prática”, emendou o secretário-adjunto Brayan Lima, ao lado do secretário-executivo Maurício Fidélis.
Os outros professores do curso são: Arnaldo Rogério (jiu-jítsu), Cláudio Leonardo (judô), Ademir Gonçalves (karatê), Alex Silva (jiu-jítsu), Fábio Vom (jiu-jítsu) e Edinelson Lemos (capoeira).
Daniela Carneiro destacou o papel da mulher na sociedade. A secretária enfatizou que é importante o curso para que as mulheres tenham noções de defesa pessoal. “Fico feliz com a iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer, pois é sempre bom estarmos preparadas para qualquer situação”, resumiu.
Um dos tópicos da aula foi como aprender a cair no chão. Os instrutores explicaram que o ideal em uma queda de frente o ideal é encolher os braços e tocar as palmas das mãos no solo imitando o exercício de flexão. Outra técnica explicada foi a do agarrão no pescoço.
Aos 53 anos, a consultora de beleza Raquel Sales, 53 anos, gostou da aula e destacou a paciência dos professores ao explicarem os golpes. “O curso é bom para que possamos aprender a nos defender e a aumentar a nossa autoestima”, finalizou. “Prestei bem atenção no que foi explicado e vou fazer as outras aulas”, completou a dona de casa Maria dos Santos, 35.
(Com assessoria de imprensa da PMBR)

por Jota Carvalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!