
Foto: Assimp Meriti/Luiz Alberto
‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. Já afirmou o grande educador Paulo Freire em uma de suas mais belas frases. Neste sentido, investir no segmento, principalmente na gestão pública, é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. Para melhorar a qualidade do ensino, os gestores dos municípios de Queimados, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Mesquita realizaram (re) inaugurações e reformas de escolas, além de ações para ampliar horário escolar.
Em Mesquita, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Semectel), promoveu ontem a reunião do Comitê Municipal de Educação Integral, no auditório da Escola Cruzeiro do Sul. O encontro serviu para deliberar sobre as escolhas das próximas escolas de educação integral para 2016, elaborar o regimento interno e compartilhar a experiência da Escola Cruzeiro do Sul, unidade piloto em Educação Integral no município. Segundo o subsecretário de Educação, Alexandre Rocha, a comissão se reúne mensalmente. “Neste encontro o Comitê aprovou a indicação de três escolas da rede, que serão avaliadas pela equipe técnica da Semectel, e em setembro será votado o regimento interno”, afirmou Alexandre.

Foto: Francisco Filho
Na última segunda-feira (10), a Prefeitura de Queimados reinaugurou a Escola Municipal Professor Leopoldo Machado com capacidade para 1.800 alunos, do pré 1 ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), com 21 salas totalmente reformadas, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de dança, sala de informática e estacionamento para funcionários, além de um cinema com direito a equipamentos totalmente preparados para sessões e um elevador para acessibilidade de deficientes. O projeto conta com homenagem à ilustres literários em cada espaço e a quadra, que agora se chama “esportiva Júnior Maestro”, teve a presença do homenageado destaque do futebol nacional, inspirando alunos e convidados. A prefeitura também reinaugurou recentemente as Escolas Municipais Carlos Pereira Neto e Luiz de Camões.
Ainda no dia 10 de agosto, a Prefeitura de São João de Meriti inaugurou a Escola Municipal Professora Almerinda Leite de Abreu, na Avenida Fluminense, no bairro Vila Rosali. O terreno da nova unidade escolar era usado para o consumo de drogas, prostituição e outras práticas. Agora, o local abriga o equipamento destinado à educação, com 1.024 metros quadrados, divididos em quatro pavimentos. Ao todo, o atual governo já reformou e construiu 52 unidades da rede. “Nunca se fez tanto pela Educação do município. Essa escola irá contribuir diretamente para o futuro e desenvolvimento da cidade”, disse a secretária municipal de Educação Eneila de Lucas. A estrutura da unidade conta com sala de informática, refeitório com escovódromo, banheiro masculino e feminino, banheiro para portadores de necessidades especiais, área livre para as atividades físicas e recreativas orientadas, além de salas de outras e outras dependências.
Em Nova Iguaçu, a prefeitura entregou recentemente à população de Grão Pará a Escola Municipal Creuza Alarcão Sobral. A unidade de ensino é a quinta construção erguida na gestão em exercício, com investimento de R$ 3,5 milhões. A nova escola padrão tem capacidade para receber até 250 alunos da Educação Infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental. A unidade dispõe de dez salas de aula, quadra coberta, vestiários e adaptação para atendimento às crianças com necessidades especiais. Estão previstas mais 15 escolas Padrão até o final do atual governo.
por Ana Paula Moresche
amoresche@jornalhoje.inf.br