
Foto: Ivan Teixeira
Não poderia ser diferente, a maneira de pensar da pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu pelo PHS, Maria Inês Brizola, neta do ex-governador de dois estados ‘rios’: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, Itagiba de Moura Brizola, ou Leonel Brizola, que também foi deputado estadual e deputado federal gaúcho, além de deputado federal pela antiga Guanabara. “A história e o legado deixado pelo meu avô é um fardo lindo que pretendo carregar”, disse no início da conversa com o JORNAL DE HOJE, na quarta-feira (22).
Durante a entrevista, acompanhada pelo diretor do JH, Walceyr Almeida, a mãe, Gina Vigorito, e o coordenador de sua pré-campanha, Ary Nunes, a bela jovem de 20 anos mostrou segurança de propósitos e a maturidade dos que vivem na política, há décadas. “É preciso valorizar mais os jovens do país, dar oportunidade aos que querem crescer, se formar, produzir e constituir família aqui no Brasil. Considero a educação com qualidade, o primeiro passo nessa direção. Aliás, a educação é o caminho para alcançar o progresso”, enfatizou.
Maria Inês Brizola é filha de José Vicente Goulart Brizola, um dos três herdeiros de Leonel e dona Neusa. João Vicente e Neuzinha completam o clã.
“Veja a responsabilidade que é carregar o nome Brizola, um símbolo de luta política em prol na Nação e da Educação a partir da base”, alertou.
O projeto principal das duas gestões Brizola no Rio de Janeiro (15 de março de 1983 a 15 de março de 1987 e 15 de março de 1991 a 1 de abril de 1994) foram os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps). Trata-se de escolas idealizadas, na sua concepção pedagógica, pelo professor Darcy Ribeiro. Seus prédios diferenciam-se bastante do de escolas tradicionais e têm o desenho arquitetônico de Oscar Niemeyer. Foram construídos, na sua maioria, em favelas e regiões da periferia da capital e do estado.
Sobre os Cieps, ou Brizolões, como ficaram conhecidas as escolas, a jovem deixou claro que pretende pregar sempre a necessidade de revitalização do que foi esquecido pelos sucessores do avô. “Os tempos são outros, mas ainda há esperança de um projeto nos moldes dos antigos Cieps. A volta do ensino integral com direito à alimentação e prática esportiva, é um sonho que carrego, até para homenagear a memória de quem idealizou e concebeu o projeto”, confessou.
Sobre lembranças familiares com vovô Leonel, a pré-candidata suspirou antes de falar: “Ele era muito carinhoso, interessado e bem-humorado. Hoje lembro de ‘flashes’ felizes embora fosse pequenina”, finalizou Maria Inês Brizola, moradora de Nova Iguaçu e que quer ver sua cidade sempre feliz.
por Jota Carvalho