A 9ª colocação obtida por Japeri no ranking de transparência do Estado do Rio de Janeiro, divulgado na semana passada pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), continua repercutindo no município. Avaliado com nota 9.2, Japeri saltou do grupo dos dez últimos para o top 10 na classificação estadual. Para que o resultado fosse obtido, o MPF avaliou também itens considerados “boas práticas de transparência”, como a publicação na internet de nomes e salários de servidores públicos, bem como a divulgação de despesas com diárias e passagens.
Para celebrar a evolução obtida em seis meses, funcionários da Prefeitura de Japeri participaram de um café da manhã com o prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos, o Timor, que agradeceu os servidores pelo empenho e dedicação. “Esta posição é um orgulho para todos nós. Hoje é dia de comemoração, gratidão e também de integração para avançarmos cada vez mais. É fundamental que a população saiba exatamente quais são as receitas e as despesas do município. Até mesmo a folha de pagamento está disponível no site para que todos saibam quanto recebe cada servidor, inclusive o prefeito”, afirma Timor.
O projeto Ranking Nacional da Transparência é patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF. De setembro a outubro de 2015, o MPF promoveu a primeira avaliação dos portais da transparência. Na ocasião, Japeri obteve nota 0,2, sendo o penúltimo colocado da Baixada Fluminense, ficando atrás somente de São João de Meriti, município que sequer tinha suas receitas e despesas divulgadas em site. No ranking estadual, Japeri ocupava a antepenúltima posição.
“Saltar para a 9ª colocação do estado prova a decência com a qual o prefeito Timor cuida das contas públicas. Se não há boa fé nas decisões promovidas, não há condições de torná-las públicas. O resultado demonstra a lisura com a qual o dinheiro público é tratado.Timor pode divulgar sem nenhum tipo de receio toda e qualquer despesa de Japeri. Está tudo disponível em nosso portal”, vibra o procurador-geral de Japeri, doutor Humberto Motta, que aposta em um resultado ainda melhor no próximo ranking.
“Na Baixada Fluminense ficamos com a segunda melhor nota, atrás apenas de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que obtiveram nota 10. Vamos continuar trabalhando firme para atingirmos nota máxima.”
Quem quiser conferir as receitas e despesas da Prefeitura de Japeri pode acessar o site www.japeri.rj.gov.br.
