Nova Iguaçu capacita agentes que vão trabalhar em central de monitoramento

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Agentes da secretaria de Defesa Civil receberam treinamento no interior do ônibus que auxiliará na ordem pública Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Agentes da secretaria de Defesa Civil receberam treinamento no interior do ônibus que auxiliará na ordem pública
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Para auxiliar no Programa “Crack, é possível vencer”, o Ministério da Justiça doou à municípios ônibus com sistema de vídeo monitoramento. O veículo servirá como base móvel para auxiliar no combate às drogas. Nova Iguaçu foi uma das cidades contempladas e está realizando ao longo da semana a capacitação dos agentes que irão trabalhar na central móvel de monitoramento.
O Programa “Crack, é possível vencer” está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social, em parceria com os governos estaduais e prefeituras. No primeiro trimestre deste ano, o serviço de orientações e informações sobre drogas (o Ligue 132), atendeu cerca de 7 mil pessoas em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, a cocaína e seus derivados, como o crack, continuam sendo o principal motivo de procura do serviço, totalizando 2.957 atendimentos.
A ação abrange ainda as secretarias de Defesa Civil e Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU). O curso foi ministrado pelo assistente da secretária de Assuntos Estratégicos, Augusto José Nascimento. De acordo com ele, foram capacitados 30 multiplicadores. “O curso capacitou os multiplicadores para que eles possam treinar outros agentes em suas secretarias”, explicou ele.
Ainda segundo Augusto, os ônibus são equipados com 20 câmeras cada, 16 telas de HD, uma antena de 12 metros que capta imagens em 360º, e armazenam as gravações por até 30 dias. Além disso, os veículos têm gerador e pode funcionar também usando energia da rua.
Para o secretário de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu, Marcelo Lessa, a unidade irá fortalecer a segurança pública da cidade. “Recebemos dois ônibus, cada um faz o monitoramento por 20 câmeras que juntando com as 76 câmeras de um outro projeto, temos um total de 116 câmeras”, explicou o secretario.
Ainda segundo ele, o veículo capta imagens de câmeras de segurança que estejam localizadas em um raio de até três quilômetros. “Por ser uma unidade móvel de monitoramento podemos parar em qualquer lugar do município”, complementou.
Uma das finalidades da central é repreensão do uso de drogas e a violência em Nova Iguaçu. “Nós vamos fazer um trabalho de prevenção e repressão do uso de drogas, e vamos ter como alvos locais próximos às escolas, praças públicas e áreas comuns da população, porém vulneráveis”, contou o secretário Marcelo Lessa.

Sucesso do projeto deverá passar por trabalho em equipe

O Projeto irá trabalhar em conjunto com outros dois órgãos do município e deverá também atuar na elaboração de ações estratégicas na a cidade. Para o secretário municipal da SEMTMU, Rubens Borborema, o projeto é uma parceria entre as secretarias. “Ele irá trabalhar em conjunto com a nossa Central de Operações de Nova Iguaçu (Conig), que será inaugurada até o final do ano”, explicou Borborema.
Além do ônibus, a central de monitoramento contará com mais quatro carros e quatro motocicletas. “Em parceria com os outros órgãos de segurança pública, vamos ter associados mais oito veículos que vão funcionar como se fossem uma equipe. Cada unidade vai ter apoio para descartar situações de perigo que a gente visualizar através das câmeras.”, disse o secretário de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu. Ainda segundo Lessa, será um trabalho em conjunto. “Eles serão acionados pelo rádio para as unidades para fazer as interpretações. Será um trabalho em conjunto com os outros órgãos utilizando como instrumento as imagens que temos nas câmeras”, exemplificou Lessa.
Segundo o secretário, as unidades de monitoramento passam a funcionar após a regularização da doação realizada pelo Ministério da Justiça.
Por: Gabriele Souza (Gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!