
Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
A mobilidade urbana é um dos grandes desafios das cidades contemporâneas nos quatro cantos do mundo. A escolha pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, principalmente no Brasil e nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, visto que a cada dia cresce a quantidade de pessoas e de carros. As ruas das metrópoles ficam obstruídas e os congestionamentos chegam até aos pequenos bairros. Além do desperdício de tempo e de combustível, problemas ambientais de poluição do ar são visíveis e preocupantes. Em Nova Iguaçu duas iniciativas pioneiras na Baixada Fluminense foram implantadas recentemente pelo governo municipal, para amenizar as consequências do uso excessivo do transporte individual e melhorar a qualidade do transporte público na região.
A primeira medida trata-se da nova Concessão de transporte Coletivo de Ônibus de Nova Iguaçu, que tem a finalidade de favorecer a fluidez do trânsito na cidade, além de padronizar visualmente toda a frota. O consórcio está funcionando há pouco mais de três semanas e segundo o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, já é possível observar a melhora na fluidez do trânsito.

Foto: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Trânsito na Av. Marechal Floriano Peixoto esta semana
A inauguração do Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig) é outra ação importante para atenuar os efeitos da grande movimentação diária no trânsito. Projetado nos moldes do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o Conig tem a finalidade de monitorar, 24 horas por dia, o cotidiano nas principais vias e integra 14 órgãos públicos e concessionárias, que devem atuar em situações de emergência e gerenciamento de crise.
As informações da cidade são coletadas em tempo real por 76 câmeras e visualizadas em 14 telas na sala de controle. De acordo com o secretário foi através dos monitores que a equipe municipal constatou a melhoria da mobilidade na Avenida Marechal Floriano Peixoto, uma das principais vias da cidade.
Segundo Borborema o local é um dos primeiros exemplos de mudança na nova logística da frota, uma vez que já é possível perceber que não engarrafa como antes, devido à possibilidade de remanejamento dos ônibus que fazem ponto final na área. “A mudança permite que a prefeitura tenha maior gestão sobre os coletivos, ou seja, possibilita o deslocamento de ônibus de um local para outro, com a liberdade de acrescentar ou reduzir veículos em determinada linha, tirando outros ociosos nas ruas e terminais. Isto é, possibilita o aumento da quantidade de ônibus em determinadas regiões, assim como a redução em outras, dependendo da demanda”, disse.
O diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu em se adequar para atender melhor a população. “Essa é uma iniciativa importante que certamente facilitará a vida dos usuários. A nova estrutura de tráfego por sub-regiões possibilitará trabalhar de modo integrado por concentração de tráfego, troncalização de linhas, o que é muito mais racional e causa menos desperdício.”
Loureiro declarou que o sistema precisa ser tratado com cuidado. “A criação de consórcios é um passo muito importante no desenvolvimento urbano. Ainda virá à segregação de faixas, a criação de corredores, onde priorizando o transporte coletivo estará dando a melhor resposta para desenvolver o metabolismo urbano. Nova Iguaçu tem potencial para desenvolver um sistema de transito mais racional, como as grandes cidades e está no caminho certo para fazer o ônibus ser o principal transporte, superior ao automóvel”.
O diretor executivo deixou um recado à população. “As mudanças sempre incomodam, afetam um pouco a segurança em relação aos serviços que já dispõem. Mas essas ações já foram feitas em outras cidades e deram certo. A comunicação visual é muito importante sim e com o tempo as pessoas facilmente vão se familiarizar e vão ver que o sistema será um sucesso. Assim como outras medidas que virão ao longo do tempo”, finalizou.
Entenda o consórcio
Nova Iguaçu é o primeiro município da Baixada Fluminense a implantar o novo sistema de Concessão do Transporte Coletivo por Ônibus. A iniciativa fará parte do desenvolvimento iguaçuano e será exemplo para outras cidades da região.
Os consórcios, Reserva de Tinguá e Reserva do Vulcão, contam com 454 ônibus padronizados, que operam em 83 linhas. O objetivo é organizar a frota do município, além de permitir a melhor identificação dos coletivos pelos usuários e a fiscalização da prefeitura.
As empresas de ônibus do novo consórcio de Nova Iguaçu atendem cerca de três milhões de passageiros por mês e empregam duas mil e trezentas pessoas. “Os números são muito significativos, por isso precisamos desse sistema e melhorá-lo cada vez mais. O Ministério Público havia cobrado e o Prefeito teve essa visão. Faremos divulgação com panfletos e banners para não pegar a população de surpresa. O que está em questão não é só a nova cor dos ônibus, mas sim uma melhor qualidade no serviço, com maior pontualidade e motoristas mais treinados”, declarou o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema,
Das 14 empresas que operavam na cidade antes do consórcio, sete concordaram com as diversas cláusulas de exigências e continuam rodando. A Reserva de Tinguá (Área I) ficou com a Vera Cruz, Linave, São José e Mirante. A Reserva do Vulcão (Área II), com a Vera Cruz, Expresso Nossa Senhora da Glória, Brazinha e Nilopolitana.
“O município do Rio de Janeiro não tinha muitas coisas há bem pouco tempo e hoje está se adequando ao avanço e é para o mesmo lugar que Nova Iguaçu está caminhando, rumo ao que melhor podemos oferecer. Tenho certeza que os iguaçuanos serão beneficiados. Esse formato de licitação permite acompanhar o desenvolvimento da cidade. Garanto que se a linha de ônibus tem demanda, ela não acabará. Já estamos estudando a integração com outros modais, como o caso do trem”, finalizou Borborema
Passageira fala sobre mudança

Mesmo com os argumentos positivos, a população ainda não consegue visualizar nitidamente os benefícios que surgirão ao longo do tempo. De acordo com a Prefeitura de Nova Iguaçu, os consórcios terão o prazo de até seis meses para adequar 50% da frota e de um ano para padronizar toda frota.
A panfletista Carolina Nascimento, de 21 anos, destacou dois pontos importantes sobre o assunto. “Eu não terei tantas dificuldades em me adequar às mudanças, pois possuo boa visão, mas os idosos? Eles poderão sentir muito diferença. Estamos acostumados a identificar os ônibus através das cores da empresa. Com essa padronização pode haver certa confusão no início. Quem tem a visão reduzida terá bastante impacto. Mas, é normal sentirmos dificuldades com qualquer mudança. Espero que com o tempo isso realmente seja positivo para a população”, disse a moradora do bairro Parque Flora.